Pró-Saúde obtém conquista inédita com selo “CEI Amigo do Peito”

Reconhecimento é relacionado às ações de incentivo ao aleitamento materno em quatro centros de educação infantil

O tempo médio de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de 54 dias – bem abaixo dos seis meses recomendados pelos órgãos de saúde. Na capital paulista, uma iniciativa reconhece as creches públicas que promovem e incentivam o aleitamento materno. Trata-se do selo “CEI Amigo do Peito”, concedido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que acaba de ser entregue aos quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) gerenciados pela Pró-Saúde: Jardim São Jorge, Jardim Eliane, Santa Rita e Lageado. Juntos, atendem mais de 670 crianças de zero a três anos de idade na zona Leste paulistana.

“Pela primeira vez, as quatro unidades são reconhecidas simultaneamente. Isso confirma os esforços internos de gestão que trazem como meta o fortalecimento dos vínculos entre mães e bebês, estimulando e proporcionando condições para que as crianças atendidas continuem sendo amamentadas e se beneficiem do alimento mais nutritivo que existe para eles”, destaca a pedagoga da Pró-Saúde, Tais Lopes.

O “CEI Amigo do Peito” reconhece o incentivo dos centros de educação infantil nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A meta é proporcionar ao bebê o direito ao desenvolvimento físico, mental e social. O incentivo à continuidade da amamentação dos bebês é iniciado no momento da matrícula, quando o espaço preparado para esses momentos é apresentado para as famílias. Os colaboradores são capacitados e acompanham todo o processo junto às mães, garantindo um momento confortável e aconchegante para mães e bebês.

Entre as ações desenvolvidas pelos quatro CEIs gerenciados pela Pró-Saúde estão a disseminação interna de orientações sobre amamentação, instruções sobre ordenha e armazenamento do leite, além da divulgação de diretrizes municipais.

A pedagoga Joelma Freire Pinheiro, 41 anos, é mãe da pequena Geovanna Freire Pinheiro, de apenas oito meses, atendida no CEI Lageado. Ela amamentou a filha no CEI nos primeiros dias de adaptação e, hoje, faz a ordenha para que a bebê se alimente do leite no copinho, enquanto ela trabalha.

“Esse projeto é maravilhoso. Quando fiz a matrícula da Geovanna e recebi a notícia de que eu poderia continuar amamentando minha filha, foi algo que me deixou muito aliviada, pois estava sofrendo em pensar que teria que desmamar ela tão cedo”, comemora.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ingestão do leite materno é primordial para que os bebês cresçam saudáveis. O alimento na infância reduz o risco de se tornarem adultos hipertensos, diabéticos, com obesidade ou doenças respiratórias.

“Nosso foco está em contribuir, também, com a evolução da saúde pública, ao garantir o crescimento saudável das crianças e desfechos favoráveis na vida delas”, destaca a superintendente corporativa de Filantropia, Regina Victorino.

A Pró-Saúde atua na educação básica desde 1998, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Educação, para manutenção de quatro centros da Zona Leste de São Paulo.