Pró-Saúde lança programa para doulas voluntárias em Barcarena

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online, até o dia 31 de maio; o objetivo é treinar e introduzir estudantes da área de saúde para atuarem como doulas voluntárias no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

A importância do papel da doula durante o período de gestação, parto e pós-parto, já é reconhecido por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para incentivar a formação de novas profissionais e, também, buscar voluntárias, a entidade filantrópica Pró-Saúde abre inscrições para o programa “Doula: da gestação ao abraço”.

A ideia é contribuir para a realização de um plano de parto – documento que frisa as preferências da gestante durante seu trabalho de pré-parto, parto e pós-parto, aos profissionais que irão acompanhá-la – cada vez mais humanizado e complementar a atuação técnica da equipe assistencial, ampliando os serviços prestados em suas unidades gerenciadas em todas as regiões do país.

O projeto tem o objetivo de introduzir estudantes da área de saúde, principal requisito de participação, para atuarem como doulas voluntárias. Neste primeiro momento, a seleção é para o Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, no interior paraense, voltado para atendimento de média e alta complexidades para gestantes de alto risco.

Para contribuir com a profissionalização das voluntárias, a entidade disponibilizará um curso de capacitação sobre o tema. As aulas serão ministradas por enfermeiros obstetras e psicólogos que atuam no HMIB.

“O projeto está alinhado ao nosso principal objetivo, que é proporcionar boas experiências às nossas pacientes gestantes, considerando às intensas transformações ocorridas nesse período. Buscamos oferecer suporte emocional, proporcionar encorajamento e tranquilidade neste momento tão esperado por elas”, explica Patrícia Hermes, diretora Hospitalar do HMIB.

As inscrições podem ser realizadas entre 13 e 31 de maio, por meio do formulário online. O processo seletivo e escolha dos candidatos ocorre entre 1 e 8 de junho, com início do curso, que será realizado presencialmente, no dia 20 de junho. As doulas formadas vão iniciar o trabalho voluntário no Materno-Infantil de Barcarena a partir do dia 27 do mesmo mês.

“Em 2019, o projeto ‘Anjos de Doula’ realizou o acolhimento de gestantes, priorizando métodos não farmacológicos para o alívio da dor. A adesão do público foi tão grande que o curso surge como uma retomada dessa iniciativa”, destaca René Padovani, coordenador corporativo de Filantropia da Pró-Saúde.

A doula no parto humanizado

A doula não substitui qualquer profissional envolvido na assistência ao parto, ou realiza qualquer procedimento médico ou clínico. Seu papel é oferecer suporte físico, emocional e informativo.

A profissional trabalha em favor da gestante, atuando como uma ponte de comunicação entre a gestante e sua rede de apoio – incluindo a equipe médica – frisando o que a mulher deseja antes, durante e depois do parto.

Estudos mostram que sua presença ajuda a diminuir em até 50% os índices de cesáreas, e 25% a taxa de duração do trabalho de parto. O apoio profissional recebido durante o trabalho de parto e pós-parto aumenta as sensações de bem-estar da mãe e ajuda no combate à depressão pós-parto.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde