Pró-Saúde inaugura nova UPA Zona Leste, em Santos (SP)

Serviço iniciou os atendimentos ao público no último domingo (19), atuando como hospital de campanha durante a pandemia do novo coronavírus

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, em Santos, serviço gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, iniciou as atividades no último domingo (19). A entidade foi a vencedora do chamamento público e realizará a gestão compartilhada com a Prefeitura de Santos.

Inicialmente, a UPA-ZL atuará como hospital de campanha para atendimento de pacientes com a Covid-19, integrando o Plano de Contingência Hospitalar Municipal. No total, são 46 leitos, dos quais 41 de clínica médica e cinco para atendimento de pacientes críticos. A unidade contará também com equipamentos para exames de raio-X e eletrocardiograma.

A Pró-Saúde possui ampla expertise no gerenciamento de unidades que são referência de atendimento para a Covid-19 no Brasil, como por exemplo, os hospitais Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, e Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, todos no estado do Pará. A entidade vem promovendo, desde o início do ano, treinamentos internos voltados aos profissionais das equipes assistenciais de todas as unidades gerenciadas, para garantir atendimento seguro e adequado aos pacientes que apresentarem sintomas ou casos confirmados da doença.

Após o período de utilização para a contingência da Covid-19, a UPA-ZL retomará sua função de pronto atendimento, com a previsão de realizar mensalmente até 2,7 mil procedimentos, 12 mil exames diagnósticos e 15 mil consultas ambulatoriais.

A unidade contará com 240 profissionais assistenciais e administrativos, entre regime CLT e empresas médicas terceirizadas, para o atendimento da população. O prédio tem três pavimentos, sendo subsolo, térreo e primeiro andar, com cerca de 3 mil metros quadrados de área. A unidade está localizada na Praça Visconde de Ouro Preto s/nº.

Ampliar fonte
Contraste