Pró-Saúde faz avaliação dos processos de gestão no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Os processos de trabalho do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) foram analisados por uma equipe da Pró-Saúde, entre os dias 13 e 15 de junho. Conhecida como RAG (Requisitos de Apoio à Gestão), a avaliação busca aprimorar os serviços de saúde desenvolvidos na unidade. 

Mantido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e considerado a principal unidade do SIS (Sistema Integrado de Saúde), o Hospital Municipal é administrado pela Pró-Saúde, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde, em 27 de março de 2014.

Em 22 de março deste ano, a unidade recebeu da ONA (Organização Nacional de Acreditação) a certificação “Acreditado”. A realização do RAG no Hospital Municipal também visa o segundo nível de certificação concedido pela ONA, o “Acreditado Pleno”.

“O RAG é muito importante porque direciona as atividades dos pontos que devem passar por aperfeiçoamento no hospital”, disse Érica Laurindo, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HMMC.

Segundo ela, a troca de experiência no processo de verificação é, indiscutivelmente, “o que mais agrega à equipe”. “É um momento de olhar a fotografia da situação do hospital”, acrescentou Érica. 

Já o diretor Geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes, destacou que “o RAG possibilita uma correta análise a fim de avaliar os processos e definir o direcionamento do planejamento de todas as atividades”.

A equipe da Gerência de Operações da sede foi formada por Andreia Maria Berto (líder), Ana Beatriz Farah, Nilsa Yamanaka, Nivia Souza e Priscilla Ramos.

“O RAG é uma ferramenta desenvolvida pela Pró-Saúde, com o papel de direcionar a implementação das diretrizes institucionais e alinhar os serviços de saúde na melhoria da qualidade e segurança assistencial, além da Gestão Contratual”, explicou Andreia. “É como um dever de casa. Uma forma de dizer o que deve ser feito para a evolução dos processos de aprendizado”, ressaltou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde