Nossos compromissos - CEI Jardim São Jorge em São Paulo (SP)

Pró-Saúde encerra gestão de creches na zona leste de São Paulo

Ao longo de 25 anos foram mais de 11 mil crianças atendidas em áreas de vulnerabilidade social

 

Neste mês de dezembro, a Pró-Saúde encerra sua atuação em Centros de Educação Infantil (CEI) na capital paulista onde, ao longo de quase 25 anos, atendeu mais de 11 mil crianças de zero a cinco anos de idade. O encerramento acontece nesta sexta-feira (23) no CEI Jardim Eliane, e no próximo dia 31, nas unidades Lageado e Jardim São Jorge, todos na zona Leste de São Paulo.

Entre os diferenciais da atuação da instituição no segmento da Educação está a valorização das relações, emoções, criatividade e a particularidade de cada indivíduo, tendo como princípio institucional norteador o cuidado centrado nas pessoas. “Este foi um fator decisivo no estabelecimento de uma relação consolidada com as comunidades atendidas. Em muitos casos, atendemos diferentes gerações da mesma família, marcando de forma profunda suas histórias”, destaca Tais Lopes, pedagoga e analista de Filantropia da Pró-Saúde.

O direito à infância foi o grande protagonista da gestão da Pró-Saúde nas unidades educacionais, onde as práticas pedagógicas foram desenvolvidas com inspirações nas abordagens famosas de Reggio Emília, que tem como foco a escuta e reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, e Emmi Pikler, que evidencia a relação entre educador e bebê, bem como o desenvolvimento por meio da autonomia e do brincar livre.

“Buscamos sempre proporcionar um ambiente seguro, pautado em respeito, afetividade e com foco nas relações humanas, auxiliando essas crianças a construir sua identidade social e cultural”, explica Tais.

A Pró-Saúde atua na educação básica desde 1998, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Educação, sempre seguindo de forma aprofundada o “Currículo da Cidade”, documento que norteia as ações da área. No último mês de novembro, a entidade encerrou também a gestão no CEI Santa Rita.

Entre as principais conquistas da Pró-Saúde na gestão das unidades educacionais está o selo “Amigo do Peito”. Em 2018, o CEI Jardim São Jorge foi a primeira creche da cidade a receber o reconhecimento relacionado às ações de incentivo ao aleitamento materno, que mais tarde também foi disponibilizado para as demais unidades.

“Temos como público-alvo bebês e, por isso, sempre buscamos conscientizar e estimular ações voltadas para a manutenção do aleitamento materno. Entre as ações de destaque está a criação de espaços dedicados à amamentação e a realização de rodas de conversa sobre o tema”, destaca Tais.

Presentes em áreas de vulnerabilidade social, na periferia da cidade de São Paulo, a gestão da Pró-Saúde também buscou realizar campanhas e ações voltadas para a comunidade, a fim de auxiliar as famílias atendidas em momentos de maior necessidade, como a pandemia da Covid-19 e os períodos de inverno.

“Ao longo dos anos, realizamos campanhas de agasalho, de doação de alimentos, brinquedos e itens de higiene. Buscamos ainda parcerias para itens como livros e ovos de Páscoa, que proporcionaram momentos especiais e de alegria para as famílias. Assim, cumprimos nossa obrigação social junto às comunidades das quais fazíamos parte”, explica Regina Victorino, superintendente corporativa de Filantropia

“Com certeza os momentos mais especiais em nossas memórias são as campanhas de Natal, que desde 2015, presenteou cada criança atendida com um presente. Foram festas lindas, com a presença do Papai Noel e das famílias, que proporcionou para muitos, a única oportunidade do ano de ganhar um brinquedo novo”, lembra Regina.

A gestora destaca ainda maturidade gerencial e excelência em gestão da entidade, que possui mais de 55 anos de história. “Sem dúvidas trouxemos inovação também para o setor da educação, por meio da adoção de sistemas de monitoramento de indicadores, logística, resultados financeiros, gestão de pessoas e suprimentos, fazendo a diferença na vida de milhares de famílias paulistanas”, finaliza.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde