Pró-Saúde atende quase mil mulheres no Ação Mulher 2016

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social Hospitalar participou do Ação Mulher 2016, projeto organizada pela TV Liberal/Globo e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). A programação, voltada para o público feminino, foi realizada no último sábado, 05/03, no bairro do Marco, em Belém (PA), ofertando serviços gratuitos de beleza, cidadania, atividades físicas, lazer e shows culturais.

Na área da saúde, o Ação Mulher teve como parceiros o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG). Os três hospitais, administrados pela Pró-Saúde, contabilizaram 953 atendimentos, sendo 733 testes de glicemia e aferições da pressão arterial, além de 220 consultas nutricionais. Também foram dadas orientações posturais e vocais, além de alongamento e ginástica laboral. Os hospitais disponibilizaram uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. Também foram distribuídos materiais com dicas de alimentação saudável. A Pró-Saúde tem um relacionamento de dez anos no Estado do Pará, investindo na valorização do ser humano, por meio das políticas de humanização e acolhimento, praticada nas unidades em que atua e em ações externas. 

O secretário de saúde do Pará, Victor Matheus, elogiou a iniciativa da entidade. “A Pró-Saúde dá um exemplo ao estreitar o canal com a sociedade, trabalhando dentro do caráter da responsabilidade social, a inerência de sair muros e fazer ações concretas como essa. Isso tem uma relevância tão forte, no engajamento a uma grande rede, que valoriza qualquer entidade”. Ainda de acordo com o titular da Sespa, a missão dos hospitais foi concretizada com sucesso, no sentido do repasse de informações. “Saúde não é só hospital. É fundamental levar informações à população para que ela possa aderir às prevenções necessárias. São ações que devem se repetir”, explicou.

O diretor operacional da Pró Saúde, Paulo Czrnhak, coordenou a ação. Para ele, “a comunidade é a razão da existência dos hospitais e dos profissionais. E essa relação gera confiabilidade. A saúde e a comunidade precisam andar juntas”, avaliou. Paulo Czrnhak considerou ainda a ação da entidade como a atuação de uma política específica de educação em saúde. “A prevenção tem um custo estimado dez vezes menor que um atendimento hospitalar mais simples. Os hospitais, embora tenham uma finalidade de atendimento, tem uma responsabilidade de interação com a comunidade, para termos menos leitos ocupados e pessoas mais saudáveis e felizes”. Para concluir, Czrnhak fez questão de ressaltar a importância da valorização do público feminino. “Mais de 70% dos profissionais dos hospitais é feminino. As mulheres são nossos exemplos todos os dias”, frisou.

O diretor geral do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), Saulo Mengarda, prestigiou a ação. 'É primordial ações extramuros que promovam o bem-estar. Atuamos na prevenção, porque, sem dúvida, é uma forma de deixarmos a saúde mais barata', concluiu.

A aposentada Tereza Tavares foi uma das usuárias do serviço. Ela aferiu a pressão arterial e participou da ginástica laboral. “O atendimento foi de primeira, a organização é elogiável, assim como a educação de todos os funcionários”, disse. Já a aposentada Ana Maria Silva optou por uma orientação nutricional. “A explicação que tive sobre alimentação saudável, considerando que sou diabética, foi valiosa. A equipe de nutrição me tratou de forma educada e com um sorriso cativante”, disse.

Para a coordenadora do Serviço de Nutrição Dietética (SND) do Hospital Metropolitano, Edilssa Carla, a ação atendeu perfis diferentes de mulheres. “O interessante é que fizemos diagnóstico nutricional, sendo que constatamos, em alguns casos, sobrepeso e obesidade. Comprovamos que a alimentação é a base de tudo e repassamos várias dicas. Com uma alimentação saudável, reduz-se riscos de doenças”. Uma das dicas da nutricionista foi a de reduzir a ingestão de carboidratos em excesso.

A residente em Terapia Ocupacional, Natália Pereira, fez parte da equipe da Pró-Saúde no Ação Mulher. De acordo com ela, foi desenvolvido um plano de ação considerando o público específico do Ação Mulher. “Entramos trazendo educação em saúde, como orientações posturais, principalmente, para as mulheres que são donas de casa e trabalhadoras. Elas podem ser vítimas de doenças articulares”, alertou.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde