Pró-Saúde atende comunidade da Vila Nova Estação com serviços de saúde gratuitos

Matheus Gomes, Diretor do HMMC;  Padre Robson Gonçalves, vigário geral do município; Bispo Dom Pedro Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes; grupo de colaboradores do HMMC e de azul o diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Porto Corrêa.

No último sábado (07/11), a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realizou a primeira edição do projeto “Pró-Saúde no seu Bairro”. Com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde e promover ações sociais e de promoção de saúde em diversos bairros da cidade, a entidade escolheu a comunidade do bairro Vila Nova Estação para sua inauguração. O evento ocorreu na sede da Associação Vila Nova Estação, das 9 às 15h.

Compareceram ao evento, o Bispo Dom Pedro Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, o Pe. Robson Gonçalves, vigário geral do município, o secretário adjunto de Assistência Social de Mogi das Cruzes, Edson dos Santos, o diretor do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMCC), Matheus Siqueira Gomes, o diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Porto Corrêa, a líder comunitária da Associação Vila Nova Estação, Claudia Vieira Silva, a Assistente Social e Supervisora de Filantropia da Pró-Saúde, Valdirene Carrera, e a Psicóloga e Assistente de Filantropia da entidade, Bárbara Ordine. 

Mais de 200 pessoas foram atendidas, em consultas com ginecologistas e clínico-geral, além de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e palestras sobre prevenção de doenças, realizados pela equipe de colaboradores do HMCC, administrado pela Pró-Saúde.

Várias atrações divertiram as crianças presentes ao evento, como um ateliê de pinturas faciais, aulas de dança e brinquedos infláveis, como pula-pula e tobogã. Além disso, o grupo de Doutores da Alegria “Colorindo a Alma” marcou presença com a sua contagiante animação.  A ação possibilitou a prevenção e a promoção da saúde, atendendo as diretrizes preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Dinâmica

As consultas foram realizadas por ordem de chegada. Nos casos necessários, a data do retorno com o médico, os exames e o encaminhamento com especialistas já foram informados no ato da consulta. Casos de pacientes que tinham exames e aguardavam uma consulta para avaliação também foram avaliados. “Gostaria de agradecer, em nome de toda a comunidade, pois o evento foi ótimo. Muitas mulheres conseguiram encaminhamento, marcando especialistas, outras levaram os exames e os clínicos já avaliaram. Percebi que toda a equipe atuou com muito carinho e atenção”, disse a líder comunitária da Associação Vila Nova Estação, Claudia Vieira Silva, que reforçou o pedido de ampliação da ação. “Seria muito bom se fosse realizado em outros bairros também”, finalizou.

Outras edições estão sendo preparadas e o distrito de Jundiapeba deverá ser o local escolhido para receber o próximo evento.

 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica com quase cinco décadas de atuação. Consolidou-se como uma das maiores instituições de gestão de serviços no setor médico-hospitalar do País. Presente em 10 estados e 27 municípios, tem sob sua responsabilidade cerca de três mil leitos e o trabalho de aproximadamente 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos. A entidade está entre as 500 maiores instituições do país, no ranking dos principais veículos de comunicação da área de Economia, como as Revistas Exame e IstoÉ Dinheiro e os jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo. Ainda segundo este último, a Pró-Saúde é a sexta instituição da área de saúde do Brasil.  

A certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde, pelo Ministério da Saúde, reforça sua atuação no âmbito da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços.

Em Mogi das Cruzes, a Pró-Saúde administra, sob convênio com a Prefeitura, o Hospital Municipal, em Brás Cubas, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde