Primeiro webinar da Pró-Saúde reuniu autoridades latino-americanas em discussão sobre o enfrentamento da Covid-19

Colaboradores do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), acompanham o webinar da Pró-Saúde

Evento online, realizado nesta quinta-feira (9), reuniu representantes de cinco países, que discutiram temas como as parcerias público-privadas, o trabalho da Igreja Católica e o papel das Universidades nesta pandemia

Foi realizado, no final da tarde desta quinta-feira (9/7), o primeiro webinar da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país. Com a participação de mais de 100 pessoas simultaneamente, o evento online, reuniu especialistas de várias instituições do Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana e Uruguai.

O tema central do encontro foi discutir e compartilhar as experiências de países latino-americanos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Durante pouco mais de duas horas, os participantes falaram sobre os desafios que precisam ser superados no enfrentamento à doença e, principalmente, sobre as práticas que deram certo e que estão garantindo a operação do serviço de saúde e a recuperação dos pacientes afetados pelo novo coronavírus.

O debate contou com a apresentação de Dom João Bosco Óliver de Faria, Presidente da Pró-Saúde, Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, vice-presidente da Pró-Saúde e Monsenhor André Sampaio de Oliveira, tesoureiro da Pró-Saúde, todos representantes do Brasil. A moderação do encontro foi realizada pelo Padre Carlos Fritsen, representante da Pró-Saúde para a América Latina, sediado na Colômbia, e a coordenação de Danilo Oliveira, diretor Corporativo de Operações da Pró-Saúde.

No total, o webinar contou com oito palestrantes. Os representantes do Brasil foram Fernando Paragó, diretor Corporativo Médico da Pró-Saúde e Nívia Pereira de Souza, diretora Médica Corporativa da Irmandade Santa Casa de Curitiba, que abordaram os aspectos da parceria público-privada no âmbito da Covid-19. Já do Uruguai, participaram Beatriz Ferrari, Vice-presidente Licenciada do Mutualista Hospital Evangélico, além de Ignacio Barbot, gerente Geral, e Adriana Viñoly, diretora Técnica, ambos também da unidade.

Participaram ainda Mauricio Bonilla Sánchez, gerente de Gestão Clínica da IntegraMedica, do Chile; Trinidad Ayla Adames, coordenadora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Santo Domingo, da República Dominicana, que comentou sobre o trabalho da Igreja Católica no âmbito da Covid-19; e por fim, Maria Fernanda Tobar Blandón, diretora da Oficina de Assuntos Internacionais da Universidade del Valle, na Colômbia, que abordou a contribuição e papel das Universidades no enfrentamento da pandemia.

“Com a realização deste webinar, a Pró-Saúde deu mais um passo importante no compartilhamento de informações e ampliação de conhecimento sobre a Covid-19. Foi uma oportunidade riquíssima de aprender com a experiência de nossos irmãos de outras nações, para juntos, evoluirmos no combate à pandemia do novo coronavírus”, ressaltou Dom João Bosco.

Para quem não conseguiu acompanhar o evento ao vivo, a Pró-Saúde disponibilizou o vídeo do primeiro webinar na íntegra aqui. A entidade revelou que pretende promover outros webinars em breve, para debater questões relevantes do atual cenário nacional e do mundo, no âmbito da saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde