Primeiro prematuro atendido no HMIB recebe alta

O primeiro recém-nascido prematuro a ser atendido no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), transferido por meio da Central de Regulação Interna da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, teve alta hospitalar nesta segunda-feira, 05/11. Para homenagear a família do bebê e comemorar a saúde dele, a equipe multiprofissional da Unidade realizou a primeira festa de “mesversário”, que é a comemoração da periodicidade mensal do nascimento. 

O tema escolhido para a festa foi o de super-herói, vestido com capa do personagem “Capitão América”, Ruan teve a singela participação no aniversário, no colo de sua mãe. Durante a comemoração, além da mãe do recém-nascido, estiveram presentes também as duas avós. 

A avó materna, Maria de Jesus Marques Belo, declarou sua satisfação em relação ao atendimento e cuidado dos profissionais. “Obrigada por terem aberto as portas daqui para a gente, aqui o Ruan teve todo o suporte que ele precisou durante esse mês. Ele recebeu todos os cuidados médicos e vocês cuidaram muito bem dele e de todas nós. Aprendi muito com vocês”, disse.

A outra avó, da parte de pai, Ellen Brito Gonçalves, ficou muito emocionada pela surpresa e agradeceu a toda a equipe, que cuidou do neto durante a estadia na Unidade. “Muito obrigada por isso, fazer uma homenagem dessa para o meu neto, eu nunca imaginei. Agradeço muito a Deus por cada um de vocês que cuidaram tão bem do meu neto, que vocês tenham muitos anos de vida” celebrou.  

A diretora Hospitalar do HMIB, Stéphanie Karenn Valdivia, comentou sobre a importância da chegada de Ruan no hospital. “Ele foi o primeiro prematuro que recebemos na Unidade e vai deixar saudade para todos nós. Agora é importante manter os cuidados necessários e voltar daqui a 30 dias para consulta ambulatorial”, afirmou. 

Chegada

O pequeno Ruan chegou na Unidade, em outubro, com quatro dias de vida. Ele nasceu de 32 semanas de gestação, com apenas 1,7kg e foi diagnosticado com desconforto respiratório. Ele precisou ser transferido do município de Muaná para o HMIB por conta da infraestrutura e cuidados específicos com prematuros que possui a Unidade. O bebê passou por vários exames laboratoriais e de imagem para identificar a causa e tratá-la da melhor forma. 

Ruan, bem como todos os recém-nascidos que passaram pela Unidade, sejam nascidos ou transferidos, são mantidos em atendimento no ambulatório até alcançarem o peso de 2,5kg. Após alta hospitalar, o recém-nascido tem agendado o seu retorno para a realização dos testes da orelhinha e linguinha. Posteriormente, será encaminhado ao posto de saúde próximo da família em seu município de origem. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde