Plano de Catástrofe do Hurso movimenta Santa Helena de Goiás

No último dia 24/11, a cidade de Santa Helena de Goiás (GO), se movimentou diante das sirenes dos carros de urgências e emergência. As atividades foram por conta da 2ª edição do Plano de Atendimento de Vítimas de Catástrofe, evento organizado pelo Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso). Este ano, a ação, que é realizada anualmente, teve como parceiros a UniRV, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital Municipal de Santa Helena, o SAMU, a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

Para cada edição, é montada uma cena baseada no perfil de acidentes ou incidentes que podem acontecer na região. Nesta edição, foi proposto um acidente envolvendo uma aeronave de dispensação de veneno, um veículo de passeio e o galpão do aeroporto. Todas as vítimas foram propostas como resultado deste acidente, sendo interpretadas por colaboradores voluntários do Hurso. Foram produzidos 10 atores, que foram distribuídos no cenário e socorridos inicialmente pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, sendo encaminhados para as unidades de atendimento de acordo com a classificação de gravidade dos casos, entre o Hospital Municipal de Santa Helena e Hospital de Urgências. O papel da SMT e PM foi de isolamento do local e direcionamento do tráfego para as ambulâncias. Já a Universidade cedeu parte de seus estagiários de Enfermagem para acompanharem cada vítima, narrando os casos durante os atendimentos.

O objetivo deste treinamento é reciclar a equipe de colaboradores da equipe multidisciplinar do Hurso para o atendimento de múltiplas vítimas, assim como gerar oportunidade aos parceiros de verificar seus próprios procedimentos de atendimento. Diante de todas atividades, a coordenadora de Enfermagem, Camila Carnelossi, que gerenciou o Plano de Catástrofe, afirmou que o resultado foi muito positivo. “O treinamento pode demonstrar preparo e efetividade no atendimento às vítimas, mostrando, mais uma vez, a segurança ao paciente oferecida pelo serviço prestado pelo Hurso”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde