Pet terapia: Hospital Regional de Santarém promove reabilitação de pacientes com auxílio de animais

Usuários, acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, participam das atividades promovidas durante a Semana da Páscoa. A intenção é amenizar a angústia dos pacientes e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor. A programação da “Páscoa, o seu verdadeiro significado é o amor” segue até amanhã (18).

Nesta quarta-feira (17), as crianças que passam por tratamento no HRBA foram beneficiadas com o projeto Pet Terapia, que é realizado na Unidade em parceria com o Centro Universitário da Amazônia (Unama). A terapia utilizou um cachorro e um coelho. O projeto acontece no Hospital Regional desde 2016 e tem apresentado muitos benefícios, sendo realizado apenas com os pequenos que não possuem contraindicação médica para o tratamento com os pets.

Já no início dessa semana, as mães das crianças internadas no HRBA participaram de uma oficina de ovos de Páscoa. A ação, além de reduzir a tensão natural do ambiente hospitalar, possibilita uma futura fonte de renda. “Vai gerar um grande aprendizado para mim. Estou muito grata por poder participar desse momento tão importante. Já estou aqui com meu filho durante 4 meses”, conta Maria Betiane, que acompanha o filho em tratamento de leucemia.

Outra mãe que participou da ação foi a Edenora dos Santos. “Estou neste hospital há um ano e sete meses e gosto de participar de todos os projetos. Eles sempre nos convocam para uma terapia para nos tirar da rotina. Só de não estar dentro de uma UTI, é muito gratificante para nós. É o segundo ano em que estou confeccionando os Ovos da Páscoa”, diz.

A condição de cada paciente é avaliada pela equipe médica para verificar quais estão em condições de participar, mas as contraindicações são mínimas. “As nossas programações têm objetivo de ressignificar as atividades comemorativas, como a Páscoa, e minimizar o estresse dos pacientes, que estão há meses internados. Com a pet terapia, as crianças aceitam melhor o tratamento e, com essa terapia, fazemos a estimulação sensorial, motora e cognitiva. Então, com uma ação nós conseguimos ter muitos ganhos”, explica a terapeuta ocupacional Ana Paula Ribeiro.

Durante uma sessão com os animais, os pacientes liberam substâncias como a dopamina, responsável pelo prazer, e endorfina, que proporciona sensação de bem-estar. Além disso, a “Pet Terapia” promove ganho emocionais e de interação social. “As crianças ficam muito felizes em participar. Tem crianças que passam muito tempo aqui dentro, então é tedioso ficar em um hospital e essa programação vem ajudar bastante”, fala Daiane Silva dos Santos, que acompanha, há 9 meses, o filho e tratamento de leucemia.

Ao longo da semana, acompanhantes e usuários de alguns serviços também receberam chocolates acompanhados de um cartão. As doações dos doces foram feitas pela Universidade Paulista – Santarém, por meio de uma ação solidária com os estudantes.

Sobre o Hospital

O Hospital Regional de Santarém é uma unidade de saúde pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde. A unidade atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo SUS, sendo referência no Norte do Brasil em tratamento de câncer. A instituição atende a população estimada de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do oeste do Pará. Foi o primeiro hospital público do Norte a conquistar o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde