Pesquisa aponta 95% de satisfação dos usuários do Hospital São Lucas

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, alcançou 95% de satisfação, segundo pesquisas realizadas no mês de agosto pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), um departamento interno cuja função é aproximar os usuários da gestão do hospital.

A supervisora do SAU, Lania Barbosa, explicou que, para medir o índice de satisfação dos usuários, são realizadas entrevistas com pacientes e acompanhantes durante a internação, nas consultas nos ambulatórios, nas reuniões de acolhimento e nas recepções, enquanto aguardam atendimento. “As pesquisas têm a função de medir o grau de satisfação dos usuários e fornecer informações importantes para aperfeiçoar a assistência. São por meio delas que o hospital desenvolve ações de melhoria de seus serviços”, afirmou.

Lania acrescentou que as pessoas que frequentam o hospital têm a oportunidade de registrar sua satisfação por meio de formulários disponibilizados nos setores de internação, pronto-socorro e recepções. “Além de manifestar opinião sobre o atendimento no hospital, muitos usuários direcionam elogios para os colaboradores. Quando o profissional é apontado, ele recebe uma carta de agradecimento assinada pelo seu gestor, com uma cópia do elogio registrado”, relatou a supervisora.

Valmi Pereira Tavares ficou internado 28 dias no Hospital Estadual São Lucas. Na data em que recebeu alta, ele fez questão de registrar um agradecimento pelo atendimento recebido. “Cheguei ao hospital com o meu pé condenado à amputação e, por um milagre e empenho dos profissionais, esse quadro foi mudado”, comentou o paciente.

Estrutura

O Hospital Estadual São Lucas oferece para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de exames e procedimentos especializados, como tomografia computadorizada, radiografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva, colonoscopia e exames laboratoriais. A unidade, que é referência em cirurgias de média e alta complexidade, realizou 3.113 cirurgias e 5.595 internações de janeiro a julho deste ano. No mesmo período, 12.211 pacientes foram atendidos em consultas no ambulatório.

Para o diretor-geral da unidade, Paulo Santos, o resultado da satisfação dos usuários é reflexo de um trabalho em conjunto. “Temos uma equipe proativa e engajada nos processos. Trabalhamos com intuito de prestar uma assistência segura, de qualidade e humanizada para a sociedade capixaba”, concluiu o diretor.  

O Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 18 de dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que mantém a unidade.

O complexo hospitalar possui 465 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, nutrologia e terapia intensiva.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 175 leitos de enfermaria e ambulatório de especialidades cirúrgicas e 14 leitos de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC), além de atendimento 24 horas na Unidade de Urgência e Emergência (pronto-socorro). O hospital conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar atuante na internação e nos ambulatórios: serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição clínica, fonoaudiologia e fisioterapia.

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