Palestras no HEUE reforçam importância da doação de sangue

Referência no tratamento de trauma, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), promove todas as sextas-feiras, durante as reuniões de acolhimento de acompanhantes, palestras que reforçam a importância da doação de sangue para os pacientes atendidos na unidade.

Quando um usuário precisa de sangue, o hospital aciona a Agência Transfusional que, em parceria com a equipe multidisciplinar, busca doadores entre acompanhantes, amigos ou familiares do paciente. Os interessados em ajudar são encaminhados para o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), que faz a coleta.

“A doação de sangue é bem segura e dura aproximadamente 15 minutos. É preciso preencher alguns requisitos — como ter mais de 50 quilos e estar saudável. Vale reforçar que, antes de doar, é importantíssimo se alimentar”, explicou o médico radiologista Ézio Silveira Filho.

Segundo ele, o hábito de doar sangue deveria ocorrer em vários momentos do ano e não apenas durante a realização de campanhas. “Os bancos de sangue priorizam o atendimento de casos mais urgentes, como acidentes de moto, carro e atropelamento. Se os hemocentros não tiverem estoques suficientes, será impossível abastecer os hospitais”, alertou.

A enfermeira da Agência Transfusional do HEUE, Ana Claudia Ferraz, explicou que para ser um doador, o voluntário precisa levar um documento original com foto. “É importante levar nome completo e o local onde o paciente está internado. A doação de sangue é um ato de amor. Não sabemos se amanhã será um de nós ou um parente que precisará de sangue”, comentou.

Em junho passado, em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, o hospital, por meio da Agência Transfusional, promoveu uma palestra especial para colaboradores e acompanhantes, para incentivar a doação de sangue.

Quem pode doar sangue:

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. A primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar no Espírito Santo:

• Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) 

(27) 3636-7900/7920/7921.

Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória (ES).

Funciona de segunda-feira ao sábado, das 7h às 17h30.

• Unidade de Coleta a Distância da Serra

(27) 3338-7880/3338-7373.

Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva), Serra (ES).

Coleta de sangue e cadastro de medula funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h30.

•  Hemocentro de Linhares

(27) 3171-4361/4363/4362.

Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce), Linhares (ES).

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. Cadastro de medula das 7h às 16h

•  Hemocentro Regional de Colatina
(27) 3177-7930.

Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Colatina (ES)

Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h40. Cadastro de medula de segunda a quinta-feira

•  Hemocentro Regional de São Mateus

(27) 3767-4135

Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. São Mateus (ES)

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde