Palestra emociona participantes do Outubro Rosa no HU

Nesta terça-feira, dia 15 de outubro, o Hospital Universitário, em Jundiaí (SP), promoveu uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. Cerca de 350 pessoas entre colaboradores, médicos, residentes e convidados participaram da palestra “Se toca, menina” com a digital influencer Adriana Felix.

Antes da palestra, o professor e titular do Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Estado de São Paulo, o ginecologista e mastologista, João Bosco, falou o quanto é importante lembrar do câncer de mama, não só no mês de outubro, mas sim o ano inteiro. “O diagnóstico precoce continua sendo a grande arma. A mulher tem que fazer sempre seu exame de rotina junto com a mamografia”, ressalta.

Segundo Erika Pimenta de Padua Mayer, referência técnica em ginecologia do município e que participou do evento representando o gestor de saúde Tiago Texera, a grande tarefa é trazer a mulher que não procura pela assistência para realizar o exame. “Estão sobrando mamografias no sistema municipal”, faz um alerta.

O momento mais esperado foi a palestra com Adriana Felix, que foi diagnosticada com câncer de mama aos 34 anos, fez o tratamento pelo SUS, passou com o Dr. João Bosco e  pode contar sobre sua experiência para os presentes. “Sou um exemplo vivo que o SUS funciona e que o atendimento humanizado, como foi o que eu recebi aqui no HU, marcam muito e ajudam nesse processo todo”, explica.

A palestra emocionou todos os presentes e deixou o seu recado. “O nome da palestra “Se toca, menina” não é só referente ao ato de se tocar para saber se existem nódulos nas mamas, mas sim para as pessoas acordarem e valorizarem a vida e as pequenas coisas”, reforça Adriana.

A palestra trouxe o outro lado para os diversos profissionais da saúde que ali estavam como é o caso da chefe de Enfermagem, Cibele Ertl, 16 anos, no HU. “É uma realidade que a gente não conhece, saber como é o sentimento e como foi sua vitória me emocionou muito”, comenta ela.

Após a palestra, foi servido um coffee break e foram distribuídos brigadeiros gourmet. A próxima ação consiste em trazer histórias dos próprios colaboradores do HU que enfrentaram a doença.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde