Palestra do HURSO orienta sobre câncer de mama

           

Em homenagem à Campanha Outubro Rosa,  que chama a atenção das mulheres para os cuidados contra o câncer de mama, o Hospital de Urgências da Região Sudoeste, de Santa Helena de Goiás (GO), realizou algumas ações para orientar os colaboradores, acompanhantes, visitantes, pacientes e comunidade. Desde o dia 1º de outubro, o Hospital vem distribuindo entre seus transeuntes o símbolo da Campanha, uma fita rosa em laço.

           Também foi fixado na fachada do HURSO, um banner com o título da Campanha com projetores e lâmpadas rosas para chamar a atenção de todos ao assunto. Dando continuidade às atividades, na quinta feira, 23/10, no auditório do Hospital, aconteceu a palestra “Atualidades e avanços no diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama'. O evento foi ministrado pelo professor e fisioterapeuta João Eduardo e suas estagiárias do 8º período (UniRV), Hildenise Sousa e Natacha Grotto. Entre os questionamentos feitos por acompanhantes presentes, João explicou que a prótese mamária não impede ou dificulta de forma alguma o autoexame da mama. “A prótese é colocada entre músculos, tendo como resultado apenas o aumento do volume”, descreveu ele.

            A gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Thaisa Afonso, também lembrou que apesar dos cuidados, a melhor prevenção é a consulta regular ao médico. Ainda, dentro da palestra foi apresentado uma vídeo-aula com instruções sobre o autoexame, que destacou que no exame deve-se ter atenção com a área superior da mama, onde há maior incidência do câncer.

            A responsável pela Campanha, Pollyanna Regina avisou que a preocupação deve ser a partir do início da vida sexual ativa e para maiores informações aos presentes, distribuiu folders com informações gerais do assunto. “É muito importante ter o máximo de cuidado com sua saúde, e quanto mais cedo se detectar e tratar o câncer de mama, maior a certeza de recuperação”, concluiu ela. Estiveram presentes também convidadas e representantes da Secretaria da Saúde de Santa Helena de Goiás.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde