Palestra do Detran no IEC educa para o trânsito

Educação, prevenção de acidentes, direção defensiva e primeiros socorros foram alguns dos assuntos tratados pelo assistente técnico de Trânsito, João Batista Carvalho, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), na última sexta-feira (23/03), no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC). A palestra “Trânsito Seguro, compromisso de todos” mostrou dados importantes sobre o trânsito no Brasil e no mundo.

Segundo o técnico, a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, que foi criada em 2011 para diminuir em 50% os acidentes, está longe de atingir seu intuito. “Faltando apenas três anos para acabar, em 2020, nenhum país do mundo chegou perto da meta. O Brasil, com mais de 60 mil mortes por ano, é um dos piores colocados no ranking”, afirmou.

De acordo com dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), 25% dos assistidos pelo seguro obrigatório são motociclistas, e 30% são pedestres. O Sistema Único de Saúde (SUS) registra 170 mil internações e gasta R$ 230 milhões, anualmente, com acidentes de trânsito.

Ao final da palestra, João Batista realizou uma simulação do exame com o etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, com alguns participantes fazendo a ingestão de um bombom com licor, e mostrou que mesmo uma dosagem irrisória de álcool pode ser registrada pelo equipamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde