Pacientes recuperados da Covid-19 recebem alta no Hospital Madre de Dio

Unidade possui serviço médico de emergência com estrutura completa para atender casos de pacientes com o novo coronavírus

O mês de julho começou de forma especial no Hospital Madre de Dio (HMD), em São Miguel do Iguaçu (PR), com a alta de dois pacientes recuperados da Covid-19, nesta quarta-feira (1/7). O momento contou com um corredor de aplausos para comemorar a vitória contra a doença.

Um dos pacientes recuperados foi José Moacir Andrade, de 42 anos. Ele deu entrada na unidade no último dia 24, chegando a ficar dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Sem palavras para agradecer imensamente a Deus, por sair daqui recuperado”, declarou emocionado ao deixar o hospital.

Outra vitoriosa foi a senhora Maria Basilicia Marcelino, de 83 anos. Com problemas cardíacos e anemia, ela deu entrada já com um quadro delicado da doença, ficando três dias na UTI. Mostrando muita força e determinação, a paciente teve melhora significativa e recebeu alta hospitalar na tarde desta quarta-feira (1).

Agora, eles cumprirão um período de isolamento domiciliar, com acompanhamento da equipe médica do HMD, por meio de ligações telefônicas.

“É gratificante observar a evolução, dia após dia, e a melhora clínica de cada paciente. Fico imensamente feliz em saber que nosso trabalho está sendo realizado de forma correta e surtindo efeitos para reestabelecer a saúde daqueles que buscam atendimento no nosso hospital”, ressalta Tatiane Kroetz, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HMD.

No momento, cinco pacientes confirmados para Covid-19 estão internados no HMD, sendo quatro na enfermaria e um na UTI.  

Combate à Covid-19

O Hospital Madre de Dio, gerenciado pela Pró-Saúde, possui um serviço médico de emergência para atender casos de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), que inclui todas as etapas de atendimento — desde triagem, exame, diagnóstico, isolamento, e leitos de internação, 24h à disposição da população. São oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)), três leitos de emergência e 108 de internação, exclusivos para pacientes com Covid-19.

“Temos uma ala exclusiva de atendimento para esses pacientes, com toda a estrutura hospitalar necessária, incluindo leitos de UTI equipados com respiradores, um recurso essencial quando falamos em casos graves da Covid-19. Além disso, a equipe assistencial multiprofissional é capacitada de acordo com os protocolos mais atuais definidos pelos órgãos de saúde, para prestar uma assistência de qualidade aos nossos pacientes”, ressalta Luis Bongiolo Mattos, médico responsável pela ala respiratória e pronto-socorro do HMD.

Além disso, disponibiliza um Drive Thru para a realização de testes rápidos da Covid-19, em tendas localizadas no estacionamento da unidade, com das 8h30 às 18h, todos os dias da semana, inclusive aos domingos. Os testes são mediante coleta de sangue e o resultado é disponibilizado em até uma hora. Não é necessário realizar agendamento prévio nem estar em jejum. A unidade está localizada na Av. Iguaçu, 261, centro de São Miguel do Iguaçu (PR).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde