Pacientes do IEC recebem visita da Trupe da Alegria

No último sábado, dia 13, os pacientes do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), receberam a visita da Trupe da Alegria, grupo de palhaços hospitalar, que através das artes trabalha ações de humanização em ambientes diversos.

Mensalmente, a Trupe da Alegria transforma a unidade em um ambiente de muita alegria e sorrisos, levando mensagens de otimismo e esperança. “Durante a visita, a ideia é criar uma relação comunicativa com qualquer paciente que esteja disposto a aceitar esse tipo de conexão”, explicou Aluísio.

Dayane Costa, uma das responsáveis pelo grupo ressalta que “o objetivo é qualificar as relações humanas por meio da figura do palhaço para melhorar o atendimento, amenizar a dor, o sofrimento e o ambiente adverso para os pacientes e acompanhantes”.

Segundo a Assistente Social do IEC, Débora Gouvêa, o trabalho voluntário desenvolvido pela Trupe da Alegria, faz um bem enorme para os todos, inclusive para os colaboradores. “Eles trazem o riso, o lúdico, contagiando quem precisa de cuidado e quem cuida”, enfatizou, destacando duas palhaças, a Cacau e a Dra Matraca, que, segundo Débora, tem o dom de fortalecer a esperança e colorir os dias de todos na unidade

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde