Paciente Oncológico

Pacientes do Hospital Oncológico Infantil escrevem cartinhas para o Papai Noel

O público-alvo da ação são crianças e jovens que recebem atendimento nas enfermarias da unidade; colaboradores se mobilizarão para atender os pedidos e a entrega dos presentes será realizada na véspera de Natal

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde em Belém, desenvolve o projeto “Cartinhas – um sonho de Natal”, com o objetivo de garantir o sentimento de alegria e estimular a solidariedade entre os colaboradores e voluntários da instituição.

A iniciativa do Setor de Humanização, com o apoio do Escritório de Experiência do Paciente e do Serviço de Nutrição e Dietética, estimula as crianças e jovens que recebem cuidados e atendimento nas enfermarias a redigirem, com apoio dos seus responsáveis, suas cartas ao Papai Noel informando o que gostariam de ganhar de presente neste Natal.

Entre as cartinhas, alguns pedidos chamam a atenção pela simplicidade, como o caso de Janete Rodrigues Santos, moradora do município de Garrafão do Norte. Ela está internada com seu bebê de 11 meses de idade que faz tratamento no hospital. O pedido feito foi de qualquer brinquedo de borracha que a criança possa levar à boca, pois o seu pequenino está na fase de crescimento dos dentinhos. “O presente que vier vai ajudar muito, porque ele vive colocando os dedinhos na boca”, disse a mãe.

Outro pedido que também chamou a atenção foi o de Geovana Leal, de 16 anos de idade, do munícipio de Santa Cruz do Arari, região do Marajó, que emocionou toda a equipe de colaboradores que fazia o recolhimento das cartas nos leitos. Uma parte do trecho da carta da jovem relata que: “não vim pedir muito, me acostumei com o pouco e dou graças a Deus por meu coração ser assim. Peço um presente básico, uma cesta de chocolate”. A jovem prossegue na sua escrita justificando o seu pedido, informando que a data do seu aniversário foi no mês de setembro, mas que não pôde comemorar porque já estava internada.

A diretora Hospitalar, Alba Muniz, considera o projeto especial, pois estimula o sentimento de solidariedade ao próximo. “Essa ação, além de possuir o lado lúdico, tem a finalidade de manter em nossos colaboradores a nobreza do espírito da solidariedade”, comentou.

No próximo dia 11 de dezembro, a equipe de colaboradores do Setor de Humanização fará mobilização em todos os cinco andares do hospital e no anexo do administrativo, dando a oportunidade aos colaboradores de adotarem voluntariamente uma cartinha do projeto.

O recolhimento dos presentes acontecerá no dia 18 de dezembro, e a entrega às crianças será no dia 24 de dezembro, com a participação voluntária de um colaborador da área de Serviço de Higienização e Limpeza, que se vestirá de Papai Noel.

No Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração em 2015, já ofereceu mais de 1,4 milhão de atendimentos oncológicos para crianças e adolescentes. A unidade, que faz parte da estrutura de saúde pública do Governo do Estado, é referência na Região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, prestando atendimento totalmente gratuito aos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde