Pacientes do HEAN participam de atividades terapêuticas com animais

O Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro, administrado integralmente pela Pró-Saúde, em parceria com a Associação Pêlo Próximo, realiza, a cada 15 dias, terapia com animais, que visa promover benefícios entre os pacientes da unidade. Em média, são atendidos 12 pacientes em cada visita dos profissionais e animais do projeto, que dura em média uma hora. Cerca de 70 pacientes já participaram das atividades. 

A pet terapia caracteriza-se pela utilização de animais em modalidades terapêuticas, possibilitando a realização do tratamento nos aspectos físico, cognitivo, emocional e social. Os resultados têm sido surpreendentes e muito positivos, ressalta Thiago Cachaldora, Coordenador do Grupo de Trabalho Humanizado da unidade. “As atividades com os bichos tem acarretado benefícios tanto psicológicos, como pedagógicos e sociais aos participantes, trazendo bem-estar, afastamento de dor e encorajamento da fala. Já tivemos casos, em que pacientes em estágio terminal e sem demonstração de emotividade, interagiram e esboçaram sorrisos”. 

A paciente Márcia Santos, disse que aguarda ansiosa pela visita dos animais. 'Eu adoro cachorro, tenho dois em casa e sinto muita saudade deles. As atividades com os cachorros me trouxeram mais felicidade e ajudam a matar um pouco da saudade dos meus', afirmou emocionada. 

O Coordenador explica que são duas formas de atuação: interação e estímulo. Estimulação que envolve a fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Tudo isso junto com o animal. “Para participar, todos os pacientes são avaliados segundo critérios estipulados pela psicologia, fisioterapia e equipe do Controle de Infecção Hospitalar e os animais são especialmente tratados, higienizados e treinados para a realização dessas visitas”, finalizou Thiago.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde