Pacientes do Caps AD de Mogi das Cruzes participam da 18ª Copa da Inclusão

Evento que envolve cultura e esporte ajuda na ressocialização

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) Mogi das Cruzes marcou presença na Copa da Inclusão, evento promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Sã Consciência, no Sesc Interlagos, em São Paulo. A iniciativa, que entrou em sua 18ª edição, reuniu diversos serviços de saúde mental do estado de São Paulo. A programação da Copa da Inclusão teve início em maio e foi concluída na última semana.

No evento que reúne esporte e cultura, o Caps AD Mogi participou com a equipe de futsal, que envolveu dez pacientes do serviço. Ao todo, foram disputadas seis partidas e ao final do evento todos os participantes receberam medalhas. “O mais importante é a troca de experiências, conhecer outros pacientes e histórias. Para os técnicos é interessante criar uma rede em que podemos descobrir outros serviços”, avalia o oficineiro do Caps AD Mogi, Gerson Monteiro.

De acordo com o diretor técnico do Caps AD Mogi, o psiquiatra Eduardo Guidolin, as atividades tanto esportivas, quanto culturais, agregam ao tratamento oferecido. “A Copa da Inclusão, assim como todos os eventos que acontecem fora do Caps AD, são de extrema importância, tanto no sentido de facilitar e promover a socialização, quanto na observação de nossos pacientes no convívio social. São nessas ocasiões que podemos observar, trabalhar dificuldades e fortalecer aspectos positivos destas relações”, ressalta.

Em nove meses de funcionamento, o Caps AD Mogi, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com o município, realizou mais de 21 mil atendimentos. No período, não são apenas os números que contam, mas os casos de superação de cada paciente atendido. “A Copa da Inclusão foi um evento muito importante, pois, primeiro, ficamos longe das ruas, não fazemos uso de substâncias e, por último, estamos praticando esporte, o que representa mais saúde. No evento também pudemos ter experiências novas”, disse o paciente de 31 anos, que desde março é atendido pelo Caps AD.
O esporte não está presente apenas na Copa da Inclusão, mas na rotina da unidade, que conta com atividades esportivas como parte do tratamento terapêutico. Todas as terças e quintas-feiras, os pacientes participam de ações, como partidas de vôlei e futebol.

O Caps AD Mogi oferece atendimento ambulatorial com uma equipe multidisciplinar, que reúne serviço de enfermagem, médicos psiquiatras, psicólogos, assistente social e oficineiros. Os pacientes passam um período no serviço e retornam para a casa no fim do dia. A unidade funciona na rua Julio Mobaid, 61, na Vila São Francisco.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde