Outubro Rosa tem roda de conversa sobre câncer no Regional do Baixo Amazonas

Mulheres em tratamento contra diversos tipos da doença compartilham experiências e inspiraram pacientes e acompanhantes

No mês marcado mundialmente pela campanha de conscientização, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que atua como referência no tratamento oncológico na região Oeste do Pará, desenvolveu uma programação especial de Outubro Rosa, contemplando principalmente, as pacientes que lutam contra a doença.

A abertura da campanha na unidade, que pertence ao governo do Estado e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, ocorreu no último dia 13, e contou com uma roda de conversa conduzida pelo grupo “Mulheres Vitoriosas”, que reúne pacientes da unidade que passaram ou estão em tratamento.

Jocinete de Sousa de 38 anos, é professora e integrante das Mulheres Vitoriosas. Há cerca de um ano, ela realiza tratamento de câncer de mama e foi convidada a compartilhar sua história.

“Muitas ainda estão em tratamento, outras já estão curadas, mas queremos passar essa mensagem, que é possível sim realizar o tratamento e ter qualidade de vida, até mesmo no pós-câncer”, declarou Jocinete.

Na segunda-feira (17), a programação contou ainda com massagem relaxante e spa dos pés e mãos, realizada em parceria com o Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém (IESPES). A ação visa o bem-estar das pacientes, visto que os longos ciclos de tratamento acometem o organismo com quadros de dor e ressecamentos da pele.

“Ao chegar aqui, vemos que as estudantes do nosso curso podem somar positivamente ao tratamento por meio do cuidado. Isso é importante também para a formação delas”, explicou Daniely Leal, professora da instituição e fisioterapeuta.

Edivanda Costa, dona de casa de 36 anos, foi uma das participantes da atividade. Lutando contra um câncer de estomago, ela passa, a cada quinze dias por ciclos de quimioterapia. “É cansativo. Apesar de realizar o tratamento deitada, não é a mesma coisa que descansar. Receber essa massagem me deixa muito mais relaxada”, destacou a paciente.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em oncologia na região Oeste do Estado para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios. A unidade oferta consultas, quimio e radioterapias, cirurgias oncológicas, entre outros, além de exames como a mamografia, fundamental para a identificação de tumores nas mamas.

Em 2022, até o mês de setembro, o HRBA já realizou o atendimento de 1.869 pacientes com câncer de mama. Os tumores de próstata e colo de útero também aparecem como os principais tipos em atendimento no hospital.

As ações da Campanha Outubro Rosa já são tradição na unidade, que além de prestar a assistência completa aos pacientes, também incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Camila Barral, diretora Assistencial, lembrou que a programação do HRBA se estende por todo o mês, com atividades que visam promover a conscientização, cuidado e o bem-estar dos pacientes.

“Queremos alcançar o máximo de pacientes, familiares e colaboradores, trazendo informações que podem ser replicadas em suas casas, com os amigos e familiares. A conscientização é importante pois a prevenção é sempre a melhor opção. Não é fácil receber o diagnóstico, as fases do tratamento, mas é possível alcançar a cura! Tenham fé, positividade e otimismo”, enfatizou a profissional.

Além da roda de conversa e cuidados estéticos, a programação do Hospital Regional do Baixo Amazonas conta ainda com iluminação especial em rosa, distribuição de laços da campanha, palestras e aferição de glicemia. Uma cerimônia especial no fim do mês marcará o encerramento do Outubro Rosa e início do Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde