Outubro Rosa: Pacientes recebem orientações sobre câncer de mama

Palestras na UPA 24hr Oropó e Caps AD falam sobre prevenção, sinais e tratamento da doença

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as brasileiras. Neste mês, em que acontece mundialmente a campanha do Outubro Rosa, as ações de prevenção e combate ganham destaque nas unidades administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em Mogi das Cruzes. Durante o período, foram realizadas palestras para orientar pacientes e colaboradores sobre a importância do diagnóstico precoce, sinais da doença e tratamento.

Os pacientes que aguardavam atendimento na última sexta-feira (25), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Doutora Corasi Alves de Andrade, a UPA 24h Oropó, assistiram a uma palestra da psicóloga do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan), Sandra Venturelli. A profissional falou sobre prevenção, sintomas e tratamento do câncer de mama. “É importante que as pessoas conheçam o seu corpo. É essencial fazer o autoexame, se possível, diariamente. O alerta também serve para os homens, embora seja um percentual pequeno, eles também podem ter câncer de mama”, destaca. A programação da UPA 24h Oropó contou ainda com café da manhã e oficina de maquiagem para as colaboradoras.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) Mogi das Cruzes também desenvolveu uma agenda especial sobre o tema, com palestra e ações voltadas para as pacientes. “Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura do câncer de mama, por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal diferente, que pode ser um caroço ou ondulações nos seios”, orienta a enfermeira do Caps AD Alessandra de Andrade. A programação do Outubro Rosa na unidade foi concluída na última sexta-feira (26) com apresentação do coral de pacientes, além de um dia de beleza com penteado, maquiagem e manicure para as usuárias.

As ações realizadas em Mogi das Cruzes, integram a campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul” desenvolvida pela Pró-Saúde em todas as unidades administradas no Brasil. O objetivo é atingir mais de 1,1 milhão de pacientes que são atendidos mensalmente, além de 16 mil colaboradores. A entidade propõe uma nova abordagem, unindo a temática feminina de combate ao câncer de mama, e a masculina, de combate ao câncer de próstata. Com o slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”, o objetivo é alertar sobre a importância da discussão do tema no ambiente familiar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde