Outubro Rosa: Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza ações de incentivo à prevenção do câncer de mama

Durante o mês de outubro – período em que tradicionalmente são promovidas ações de prevenção contra o câncer de mama –, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), programou várias atividades. Uma delas é a oficina sobre autoexame, que será realizada na terça (09) e na quarta-feira (10) da próxima semana e também nos dias 16 e 17 de outubro. Na oficina, pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital vão aprender a fazer o toque na mama para detectar a presença de nódulos, atitude que pode ajudar a diagnosticar precocemente o câncer de mama. 

 Segundo a enfermeira do trabalho Sabrina Santiago, a oficina abrangerá diferentes setores do hospital, entre eles as recepções e as enfermarias. “Vamos explicar como é realizado o autoexame. Para ajudar na apresentação, uma colaboradora do hospital produziu duas mamas, utilizando tecidos e algodão. Em uma das mamas foi implantado um rolo de desodorante para simular um nódulo”, contou.

 A enfermeira destaca também na programação o Momento Mulher Beleza, em que as mulheres poderão se distrair cuidando do próprio visual. Esse momento será proporcionado às mulheres com o objetivo de lembrá-las, indiretamente, da importância do autocuidado. A ação será realizada nos dias 17, 19, 22, 24 e 25 de outubro. 
 Outra ação que vale ressaltar é a criação de um mural no formato de dois corações. Afixado no refeitório do hospital, o mural apresenta a frase: a sua mensagem pode motivar alguém. “A proposta é estimular colaboradores e acompanhantes a deixarem mensagens incentivadoras e de alerta para as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama”, explicou o diretor-geral do hospital, Paulo Santos.

 O diretor acrescentou que, neste ano, o hospital ampliou as atividades do Outubro Rosa para alcançar os pacientes e os acompanhantes. “A prevenção continua sendo o caminho mais eficaz para evitar doenças. Essa é a mensagem que queremos transmitir para os usuários que buscam atendimento em nosso hospital”, disse.
 Além das atividades realizadas internamente, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência declarou o seu apoio ao Outubro Rosa para quem o vê de fora. Quem passa pela Avenida Vitória, no bairro Forte São João, durante a noite, pode visualizar a fachada do hospital iluminada com a cor rosa. 
  

Confira a programação:
 
Orientações sobre o autoexame
Dias: 9 e 10 de outubro
Horário: A partir das 14h – nas recepções
Dias: 16 e 17 de outubro
Horário: A partir das 15h – nas enfermarias do hospital
Momento Mulher Beleza – Maquiagem para as profissionais do hospital
Dias: 17,18 e 19 de outubro
Horário: das 16h às 18h
Local: Sala de Reuniões
Dias: 22,24 e 25 de outubro
Horário: das 7h30 às 9h e das 19h30 às 20h30
Local: Auditório

 

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Foi no Estados Unidos onde tudo começou e, na ocasião, vários estados produziam ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde