Outubro Rosa: Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza ações de incentivo à prevenção do câncer de mama

Durante o mês de outubro – período em que tradicionalmente são promovidas ações de prevenção contra o câncer de mama –, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), programou várias atividades. Uma delas é a oficina sobre autoexame, que será realizada na terça (09) e na quarta-feira (10) da próxima semana e também nos dias 16 e 17 de outubro. Na oficina, pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital vão aprender a fazer o toque na mama para detectar a presença de nódulos, atitude que pode ajudar a diagnosticar precocemente o câncer de mama. 

 Segundo a enfermeira do trabalho Sabrina Santiago, a oficina abrangerá diferentes setores do hospital, entre eles as recepções e as enfermarias. “Vamos explicar como é realizado o autoexame. Para ajudar na apresentação, uma colaboradora do hospital produziu duas mamas, utilizando tecidos e algodão. Em uma das mamas foi implantado um rolo de desodorante para simular um nódulo”, contou.

 A enfermeira destaca também na programação o Momento Mulher Beleza, em que as mulheres poderão se distrair cuidando do próprio visual. Esse momento será proporcionado às mulheres com o objetivo de lembrá-las, indiretamente, da importância do autocuidado. A ação será realizada nos dias 17, 19, 22, 24 e 25 de outubro. 
 Outra ação que vale ressaltar é a criação de um mural no formato de dois corações. Afixado no refeitório do hospital, o mural apresenta a frase: a sua mensagem pode motivar alguém. “A proposta é estimular colaboradores e acompanhantes a deixarem mensagens incentivadoras e de alerta para as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama”, explicou o diretor-geral do hospital, Paulo Santos.

 O diretor acrescentou que, neste ano, o hospital ampliou as atividades do Outubro Rosa para alcançar os pacientes e os acompanhantes. “A prevenção continua sendo o caminho mais eficaz para evitar doenças. Essa é a mensagem que queremos transmitir para os usuários que buscam atendimento em nosso hospital”, disse.
 Além das atividades realizadas internamente, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência declarou o seu apoio ao Outubro Rosa para quem o vê de fora. Quem passa pela Avenida Vitória, no bairro Forte São João, durante a noite, pode visualizar a fachada do hospital iluminada com a cor rosa. 
  

Confira a programação:
 
Orientações sobre o autoexame
Dias: 9 e 10 de outubro
Horário: A partir das 14h – nas recepções
Dias: 16 e 17 de outubro
Horário: A partir das 15h – nas enfermarias do hospital
Momento Mulher Beleza – Maquiagem para as profissionais do hospital
Dias: 17,18 e 19 de outubro
Horário: das 16h às 18h
Local: Sala de Reuniões
Dias: 22,24 e 25 de outubro
Horário: das 7h30 às 9h e das 19h30 às 20h30
Local: Auditório

 

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Foi no Estados Unidos onde tudo começou e, na ocasião, vários estados produziam ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of