Os cuidados com idosos durante o período de isolamento

O cuidado com a pessoa idosa é indispensável em qualquer situação. Em meio a uma pandemia, como a Covid-19 e a necessidade do isolamento social, essa atenção precisa ser redobrada para evitar o contágio do vírus. Especialistas do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, destacam os principais cuidados que podem auxiliar na segurança e trazer mais qualidade de vida ao idoso no ambiente doméstico.

Entre as principais orientações está na prevenção de riscos. É necessário proporcionar um ambiente adequado e agradável ao idoso. De acordo com o estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Gerontologia, alguns fatores podem aumentar os riscos de quedas dentro de casa. Além de iluminação insuficiente nos cômodos, superfícies irregulares, pisos escorregadios, objetos espalhados no ambiente, tapetes, camas altas, prateleiras altas, entre outros, são situações de risco e que precisam de atenção.

Para Danielle Pereira, terapeuta ocupacional do Hospital Galileu, unidade do Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, as quedas são os acidentes mais comuns envolvendo idosos. “É importante eliminar tudo o que possa ser obstáculo na casa, como tapetes, mesas de centro e outros que possam atrapalhar a circulação. A residência deve ter claridade e facilitar ao máximo a percepção visual dos idosos”, orienta.

 

A alimentação e o diálogo são importantes

Para a enfermeira Danielly Nobre, é importante promover o diálogo em família com o idoso, estimulando-o ao convívio social e aproximando os laços. A profissional destaca a necessidade de interagir com o idoso e sugerir atividades que ajudem e possa promova bons momentos, como relembrar o passado. “Caso o idoso more sozinho, telefones ou ligações por vídeo chamadas são excelentes opções”, explica Danielly.

Além disso, a enfermeira orienta sobre os cuidados com a alimentação. “O idoso precisa ingerir alimentos com alto teor de vitaminas e minerais, e as frutas são boas opções. A hidratação é fundamental, sendo necessário beber 250ml de água a cada 1 hora”, reitera. Danielly ainda alerta sobre a importância de aumentar a frequência de limpeza dos ambientes, em especial aqueles onde circulam o idoso.

 

Dicas e cuidados com idosos

– Cuidado com móveis instáveis, garanta que eles estejam presos ou firmes;

– No quarto, cuidado com a altura da cama. Ela não deve ser nem alta e nem baixa, apenas o necessário para que o idoso consiga ficar sentado com os pés apoiados no chão;

– Os colchões devem ter densidade adequada para evitar desiquilíbrio;

– No banheiro dê preferência e ajude o idoso a tomar banho sentado;

– Em relação ao vaso sanitário, se houver dificuldade de se sentar e se levantar é preciso elevar o assento e colocar barras laterais ou com uso de cadeiras apropriadas para higiene;

– Se possível, dar preferência para piso antiderrapante no banheiro e tapetes emborrachados. Eles proporcionam mais conforto e evitam escorregões;

– Evitar colocar cortinas ou box nos banheiros, pois idosos tendem a se escorar quando se desequilibram. Aposte em barras de apoio na medida certa para encaixar a mão e segurar;

– Deixe as portas dos cômodos sempre abertas com aqueles pesos de areia, pois facilitam a entrada do idoso e evitam tropeços;

– Idosos devem evitar andar descalços, apenas de meias ou com chinelos que podem escapar dos pés e desestabilizar o corpo. O alerta serve para a casa toda, a qualquer hora.

 

Sobre o HPEG

O Hospital Galileu conclui o ano de 2019 com 125 mil atendimentos realizados, entre consultas especializadas, internações, exames, cirurgias e atendimentos multiprofissionais. A unidade foi o primeiro hospital público da capital a conquistar a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país.

O Galileu foi uma das cinco instituições nacionais vencedoras do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy HospitalsGGHH). O Hospital foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (não energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo.

Outro feito inédito foi a conquista do prêmio internacional “Health Care Climate Challenge”, que avalia instituições de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde