Oncológico Infantil realiza ações especiais para celebrar o Dia das Mães

Na programação comemorativa, as mães de pacientes receberam cuidados estéticos e ensaio fotográfico

Na semana do Dia das Mães, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, desenvolveu uma programação especial para comemorar o tão esperado domingo (8/5). As atividades alusivas à data foram organizadas pelos setores de Humanização, Núcleo de Educação Permanente, Recursos Humanos, Escritório de Experiência do Paciente e Serviço de Nutrição da unidade hospitalar.

As primeiras ações comemorativas foram realizadas com o time de professoras que atuam na Classe Hospitalar Prof. Roberto França, em funcionamento na instituição, que pertence ao Governo do Estado do Pará. A programação foi dedicada especificamente às mães de pacientes que estudam na classe e às professoras.

A comemoração teve direito a bolo personalizado com o tema da Mulher Maravilha e o clássico parabéns às mães, entoado por todos os alunos.

Nas Unidades de Internação, sob a organização do Setor de Humanização, as mães dos pacientes ganharam cuidados especiais com a beleza, por meio de profissionais esteticistas, e, tiveram direito a um ensaio fotográfico.

A profissional Priscila Salles, fotógrafa voluntária, conseguiu registrar a beleza e o sentimento das mamães homenageadas que receberam o dia de rainha.

“Com certeza, qualquer atividade diferente da rotina do hospital já é animadora e divertida. A fotografia é uma lembrança que fica para sempre e fazer as fotos foi uma alegria para mim também”, comentou Priscila. Além disso, a fotógrafa acrescenta que percebeu o real impacto da ação e que foi nítido o aumento na autoestima das mães dos pacientes e das funcionárias do hospital.

Adria Lima é mãe e atua há mais de cinco anos como técnica de Enfermagem no Oncológico Infantil. Ela elogiou a homenagem e destacou a importância da experiência que compartilha diariamente no exercício de sua profissão.

“Acompanhar essas mães com seus filhos internados me traz mais motivação, pois a força que elas têm é sobrenatural, vem direto de Deus. Todos os dias saio de minha casa, deixo minha filha para vir cuidar do amor de uma mãe, por isso procuro sempre dar o meu melhor”, disse a profissional emocionada.

O Setor de Recursos Humanos (RH) do Oncológico Infantil também preparou um vídeo para homenagear as mães profissionais da unidade. No vídeo, os familiares dão depoimentos, enaltecendo o maior sentimento materno: o amor. E ainda, o setor as reuniu para um bingo com sorteio de kits de produtos para cuidados estéticos, leitura de poemas e oferta de massagens e serviços de limpeza de pele.

A gastronomia foi outra atração que marcou presença nas homenagens. O Serviço de Nutrição e Dietética e o Escritório de Experiência do Paciente do Oncológico, juntamente com a Paola Electo – confeiteira voluntária, realizaram uma edição especial do projeto “Canto do Chef”. Os pequenos pacientes, acompanhados de suas mães, aprenderam a preparar brownie com recheio de brigadeiro.

Experiência em gestão

O Oncológico Infantil é gerenciado pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza no Brasil, há mais de 50 anos, gestão de serviços de saúde e administração hospitalar.

O trabalho de gestão inteligente da entidade visa a qualidade, humanização e sustentabilidade. A Pró-Saúde atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde