Oncológico Infantil leva conhecimentos em saúde para pacientes em tratamento

Os conceitos da Terapia Ocupacional e os seus benefícios para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, foram o tema de palestra projeto ‘Sala de Espera’, no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. 

Com uma programação planejada até o final do ano, o Projeto realizado todas as terças-feiras, transforma a Sala de Espera dos Ambulatórios do Hospital em um espaço para que os usuários possam aprender e tirar dúvidas sobre tratamento oncológico.

Além da Terapia Ocupacional, o Projeto ainda vai levar conhecimentos sobre Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia, além de especialidades, atividades lúdicas e demandas que os usuários indiquem como necessidade. “É uma forma de proporcionar a educação em saúde para esses usuários e de fazer que esse momento de espera seja produtivo para as crianças e familiares”, ressaltou o coordenador da equipe multi, Igor Leonard.

Há nove meses, o Hospital Oncológico Infantil passou a fazer parte da rotina Maria Luciana e Sávio Heitor. Enquanto aguardavam o filho ser chamado para uma das consultas de acompanhamento do tratamento, aproveitaram para tirar dúvidas sobre Terapia Ocupacional.   

“Já tive contato com as terapeutas por causa do trabalho que fazem com meu filho, mas é a primeira vez que vejo essa palestra. Achei muito importante porque que os pais passam a entender como está o tratamento do filho em relação à Terapia Ocupacional”, explica Sávio.

Crisitina Fernandes é terapeuta ocupacional na Unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e foi quem tirou as dúvidas dos pacientes sobre a especialidade. “Para evitar que os pacientes tenham algum tipo de perda funcional durante o tratamento, desenvolvemos atividades terapêuticas para trabalhar aspectos motores, cognitivos e sensoriais e esse é um momento para falar sobre a importância desse trabalho”, disse ela.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde