Oncologia

Oncológico Infantil comemora seis anos com 1,8 milhão de atendimentos

O Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, é o maior hospital oncológico pediátrico do Brasil em volume de serviços oferecidos, concentrados em um único local. A instituição completa seis anos de atuação, no próximo dia 12 de outubro, alcançando a marca de 1,8 milhão de atendimentos.

A programação comemorativa deste ano foi elaborada com foco em dois dos seis valores do hospital: o sentimento de pertencimento e a oferta de serviços humanizada; atributos essenciais no desenvolvimento das atividades dos profissionais que atuam pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que administra o hospital por meio de contrato mantido com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Na próxima quarta-feira, dia 13 de outubro, acontecerá o momento dos parabéns, com a abertura do evento, às 9h, no hall de entrada principal do hospital, onde haverá bênção proferida pelo padre Evandro Favacho, da Paróquia do Santíssimo Sacramento, de Marituba.

A construção da trajetória do hospital envolve alguns passos, que são motivos especiais para o time de profissionais que integram a instituição e trabalham para a oferta de serviços oncológicos à população paraense.

Homenagens

Além das diversas ações socioeducativas realizadas ao longo da Semana da Criança, no período de 11 a 15 de outubro, colaboradores serão homenageados. Um desses profissionais é a enfermeira Vanúbia Lima, primeira colaboradora contratada para trabalhar no Serviço Ambulatorial do hospital. Ela conta que o momento festivo é algo especial em sua vida.

“Presenciar o momento especial e fazer parte do time de profissionais que construíram a história do hospital é de muita gratidão. Poder cuidar diariamente das crianças e jovens é algo que me faz ter o senso de realização profissional”, disse a enfermeira.

A analista de Desenvolvimento Humano, Thalissa Muniz, responsável interinamente pelo Setor de Humanização, destaca que “o trabalho de gestão implementado pela Pró-Saúde no hospital é pautado nos princípios da Política Nacional de Humanização e isso faz do Oncológico Infantil destaque na prestação dos serviços em oncologia pediátrica na Região Norte”.

Atendimento

Até o mês de setembro de 2021, o hospital alcançou a marca superior de 1.884.319 de atendimentos, dos quais foram 2.741 cirurgias, 8.337 internações, 92.262 consultas ambulatoriais, 174.465 sessões de quimioterapia, 459.308 atendimentos multiprofissionais (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) e 1.044.813 exames.

Conquistas

No dia 23 de setembro de 2021, o Oncológico Infantil Octávio Lobo foi recomendado, com louvor, pelos avaliadores da Fundação Vanzolini para a renovação do certificado Acreditado com Excelência ONA 3, o qual será formalizado dentro do prazo de 30 dias após a realização da auditoria.

Em outubro de 2019, recebeu pela primeira vez a acreditação ONA 3, certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, entidade não governamental e sem fins lucrativos que atesta o alto padrão de qualidade de serviços e segurança assistenciais, com foco na segurança do paciente.

Projetos e ações de humanização

Ao longo da trajetória desses seis anos, o hospital desenvolveu ações e implantou projetos que contribuem para a manutenção da boa reputação na gestão hospitalar. Um desses projetos é o Canto da Empreendedora, que possui a chancela do Selo ONU-Mulher, que estimula mulheres à prática do empreendedorismo feminino.

Na trajetória do hospital há registros especiais, como a realização de noivados de pacientes, batismo, realização de sonho de jovem que fez lançamento de livro contando sua história na luta contra o câncer; e tantas outras experiências de pequenos pacientes que puderam conhecer seus heróis favoritos das histórias em quadrinho.

Como valores do hospital, a humanização e a sustentabilidade têm sido fortes aliados para o desenvolvimento de atividades que contribuem com a recuperação hospitalar dos pacientes. E foi pensando nisso que o Oncológico Infantil implantou, em 2020, o Ateliê Gaia, um espaço multiuso, onde são desenvolvidas diversas atividades lúdicas como música, artesanato, pintura, oficina de reciclagem, dentre outras, que trazem benefícios para os pacientes e familiares.

Outra iniciativa foi o “Canto do Chefe” implantado em 2019. O projeto estimula a participação de crianças em tratamento oncológico a serem protagonistas no preparo de refeições e funciona como atividade terapêutica na luta contra o câncer.

O projeto mais recente implantado no Oncológico Infantil, em setembro deste ano, foi o “Percurso Lúdico”, que usa um carrinho elétrico no transporte dos pacientes das alas de internação até o centro cirúrgico, minimizando a tensão dos pacientes mirins de dois a seis anos de idade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde