Oncológico Infantil alerta sobre cuidados com saúde e alimentação

Profissionais do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado, sob a administração da Pró-Saúde, aproveitaram a quinta-feira (31), data em que é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição, para fazerem ações sobre alimentação saudável com usuários, acompanhantes e colaboradores da instituição.

Levantamento realizado por estudo do NutriNet Brasil, da Universidade de São Paulo (USP), em 2020, aponta, por exemplo, que durante a pandemia da Covid-19 houve aumento do consumo de produtos _in natura_ entre a maioria dos participantes da pesquisa, porém, nas Regiões Norte e Nordeste, houve alta do consumo de ultraprocessados, que são os alimentos industrializados.

Para o cuidado com o consumo adequado e equilibrado de alimentos que são levados à mesa, o Setor de Nutrição e Dietética do Oncológico Infantil montou painéis com alimentos considerados perigosos à saúde.

De forma lúdica, foram apresentados exemplos de alguns alimentos industrializados, como macarrão instantâneo, refrigerante, biscoito recheado, tempero pronto, salsicha, dentre outros. Cada produto exposto trazia também a quantidade real do alimento _in natura_ presente na porção, conforme indicado na embalagem.

A nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Renata Porto, traz dicas importantes como “variar a alimentação, incluindo todos os grupos alimentares”.

Para isso, o ideal é escolher os alimentos mais naturais possíveis, como frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, “que favorecem o metabolismo e auxiliam no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e do açúcar no sangue, atuando diretamente na imunidade”, orienta Renata.

A nutricionista destaca também a importância de evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, temperos em pó industrializados. “Esses tipos de alimentos causam efeitos severos ao organismo, favorecendo o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão, dentre outras”.

Já o médico do Trabalho da Pró-Saúde, que atua no Oncológico Infantil, Márcio Maués, provoca uma reflexão com uso de uma frase milenar. “Lembro de que o médico grego Hipócrates afirmou: que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento. Isto significa a importância do equilíbrio na dieta. É um dos motivos que permitiu ao homem ter uma vida mais longa e de melhor qualidade”, observa.

Márcio Maués lembra a todos sobre a necessidade de hidratação do organismo com a ingestão diária de água para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano, evitando os problemas respiratórios, intestinais, pedras nos rins, dentre outros.

O Hospital Oncológico Infantil também possui projetos voltados especificamente para os colaboradores, como o Canto Saudável, desenvolvido pelo setor de Medicina do Trabalho desde 2017. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida, que por meio da disseminação de informações e hábitos saudáveis, visa auxiliar na melhora da saúde e bem-estar.

Márcia Oliveira, analista de contratos do Oncológico Infantil, trabalha oito horas por dia no hospital e vai na contramão do pensamento de que ter qualidade de vida é um privilégio de poucos no contexto do dia a dia corrido.

“Eu decidi mudar a minha vida há um ano, quando percebi que minha saúde não ia nada bem. Comecei pela alimentação e prática de exercícios físicos”, revela Márcia.

“Hoje tenho uma alimentação com pouca gordura e açúcar, além de ingerir dois litros de água por dia. Faço musculação quatro vezes por semana, o que me ajuda a ter disposição durante todo o dia. Com essas mudanças de hábitos, minha saúde melhorou muito”, destaca Márcia.

Outro profissional que se preocupa com o seu bem-estar é o auxiliar administrativo Jean Mangabeira, que atua no setor Ambulatorial do Oncológico. Mesmo tendo uma rotina de trabalho e estudo corrida, ele assumiu o compromisso de cuidar da saúde física.

“Começo às 5h da manhã com treino de musculação ou funcional. Faço uma alimentação saudável e equilibrada durante todo o dia, com a ajuda da minha irmã que é nutricionista. Também comecei a praticar yoga, o que está me ajudando muito na saúde mental”, conta o profissional, que destaca ainda o apoio familiar neste processo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde