Oncológico Infantil adota canecas sustentáveis como forma de reduzir consumo de descartáveis

Usado com frequência para o consumo de água e café, o copinho de plástico é considerado um dos vilões do meio ambiente. Cada copo leva entre 200 e 450 anos para se decompor na natureza. Pensando em reduzir os números dos descartáveis consumidos, por meio da sensibilização de seus colaboradores sobre atitudes sustentáveis, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), lançou o projeto ''Caneca Ecológica'', que substitui os copos plásticos por canecas sustentáveis feitas a partir do reaproveitamento da fibra de coco.

De acordo com o setor de suprimentos do hospital, o uso das canecas possibilitará a redução no consumo mensal de mais de 7,5 mil copos na unidade. “É uma forma de tentar reduzir gastos e diminuir resíduos produzidos. Reduzindo esses valores, esse recurso pode ser revertido para outros investimentos”, explicou Patrícia Quaresma, da equipe de sustentabilidade do Oncológico Infantil, que reforçou a necessidade de dar continuidade à sensibilização, principalmente com os novos colaboradores. “As canecas farão dos kits admissionais e a entrega será feita juntamente com a sensibilização sobre a Política de Sustentabilidade do Oncológico Infantil”.

Mais de 150 canecas já foram entregues para os profissionais da área administrativa do hospital. A unidade, no total, possui cerca de 500 colaboradores. Alex Souza é assistente de compras no Oncológico Infantil e o copo descartável é um dos produtos que ele lida diariamente, sabendo detalhes de consumo em todo o hospital. Mesmo com a facilidade para chegar ao copo, Alex mantém sua garrafa de água pronta para o uso e já pensa nos números de redução de consumo que serão apresentados nos relatórios. “Eu utilizava o copo apenas para o cafezinho, mas é uma ideia ótima. Teremos como mensurar a redução no consumo e, consequentemente, reduzir o lixo produzido”, destacou Alex.

Para Odair Lopes, que é auxiliar administrativo no hospital, a caneca chegou para solucionar um problema. Usando de três a copos por dia, ele acredita que o uso da caneca irá ajuda-lo a reduzir o uso de copos de plástico. “Até mesmo antes da receber a caneca, eu já pensava em alguma forma de reduzir o consumo de copos. A caneca reutilizável é uma ideia excelente. Não vou precisar pegar copos todas as vezes que for tomar água ou café e certamente vai reduzir o consumo”, disse o colaborador.

Hospital saudável

Além de reduzir a quantidade de resíduo produzido pela utilização de copos descartáveis, para o Hospital Oncológico Infantil a iniciativa é mais uma forma de atender aos compromissos firmados pela instituição com o Projeto Hospitais Saudáveis – associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

Além da redução de resíduos, o Oncológico Infantil também tem como metas assinadas com Projeto Hospitais Verdes, entre elas: Saúde Sem Mercúrio, Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, Desafio 2020 a Saúde pelo Clima e o Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde