IEC recebe primeira visita para implantação da Pastoral da Saúde

O Instituto Estadual do Cérebro (IEC), localizado no Rio de Janeiro (RJ), recebeu nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, a visita de Dom João Bosco Óliver de Faria, superintendente de Atividades Assistenciais da Pró-Saúde, e o teólogo, José Lenivaldo Carvalho, da Sede Administrativa, para a celebração de uma Missa em Ação de Graças com o objetivo de iniciar a Implantação da Pastoral da Saúde na Unidade.

O evento foi organizado pelas enfermeiras por Roberta Sant´Ana, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), e por Marilaine Garcia, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Roberta Sant´Ana será a responsável pelo trabalho da Pastoral da Saúde no IEC.

A ação contou com a presença de um padre local e voluntários, como o cantor litúrgico. Também participaram: Weslley Guimarães, diretor Hospitalar da IEC; Luís Claudio Teixeira, diretor Técnico Regional da Pró-Saúde, Paulo José da Mata, coordenador da Neurocirurgia, e o professor Vivaldo Moura Neto, coordenador do Laboratório de Pesquisa, além de 85 convidados.

A programação iniciou com a Missa de Ação de Graças. Em seguida, foi realizada a primeira reunião da Pastoral da Saúde, com objetivo de abordar o trabalho de apoio espiritual aos pacientes e familiares.

Após o almoço, todos seguiram para uma visita ao hospital, na qual puderam conhecer de perto a estrutura física, incluindo o Laboratório de Pesquisa, coordenado por Vivaldo Moura, Laboratório de Neuropatologia, todos os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), parte tecnológica – Gamma Knife (aparelho de radiocirurgia não invasiva), exames laboratoriais de análise clínicas e imagem.