O soar do sino significa a celebração por vitórias na luta contra o câncer infantojuvenil
Já quase no final da tardinha da última terça-feira, 1º de setembro, o “blem blem” de um pequeno sino dourado foi ouvido pelos andares salubres do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. O som, mais do que especial, marca a finalização, com a alta definitiva, de um longo ciclo de tratamento que algumas crianças enfrentam na luta contra o câncer. O ritual foi realizado duas vezes e cheio de emoção.
A primeira criança a despertar a atenção de pacientes e também de colaboradores do hospital foi a pequena Emilly Juliana Santos Lopes, de 10 anos, que levou 5 anos fazendo tratamento de um linfoma. Inicialmente, ela recebeu os cuidados em outra unidade de saúde, dando continuidade ao tratamento no Oncológico Infantil.
A mãe, Jacileia Santos, relembra como foi a jornada de luta pela vida da sua pequena. “Foi uma vitória muito grande pela luta que tivemos que enfrentar. No início do tratamento, eu perdi minha mãe, que me apoiava, mas eu não perdi a esperança, continuei forte, a minha filha é a coisa mais importante para mim”, disse.
Em seguida, foi a vez de Douglas Gabriel Ribeiro Pinto, também de 10 anos, que venceu a batalha contra uma leucemia. A máscara de proteção não impediu que cada espectador percebesse a imensa alegria daquele momento no rosto do pequeno.
Para a diretora Hospitalar, Alba Muniz, a iniciativa assume um caráter motivacional para toda a equipe da unidade de saúde. “É como se, a cada batida de sino, fôssemos capazes de novamente assinar um compromisso de enfrentar nossas próprias dificuldades, para transformar em cura o sonho dos pequenos e de suas famílias”, comentou.
O “Sino da Vitória”, com um pouco mais de um ano, estreou na unidade no dia 19 de julho do ano passado. O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, é referência no Norte do País para o tratamento de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer.
Em 2019, a unidade superou a marca de um milhão de atendimentos, com um índice de aprovação atual de 98% entre seus usuários.
No mesmo ano, se tornou o primeiro na rede pública do País, com atendimento em oncologia pediátrica, a conquistar a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência. Esse é o maior nível de reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade com atuação nacional e responsável pela avaliação dos serviços de saúde do País, destacando os melhores resultados de gestão, qualidade e segurança voltados ao paciente.

