O cuidado com os olhos é prioridade na discussão sobre o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Exames preventivos são fundamentais para manter a saúde ocular

No mundo, 285 milhões de pessoas enfrentam problemas na visão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que a maioria dos casos poderia ser evitada ou tratada. Aqui no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas têm alguma dificuldade visual, conforme o último Censo Demográfico do IBGE (2010).

Ainda segundo a OMS, de 60 a 80% dos problemas na visão podem ser evitados, tornando o debate ainda mais importante no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, lembrado nesta quarta-feira (13).

Conscientização e prevenção são considerados fundamentais no combate à deficiência visual. No Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), só neste ano foram mais de 130 cirurgias e quase 300 consultas oftalmológicas. “Exames oftalmológicos periódicos, principalmente, para quem está na faixa etária de risco acima dos 40 anos são cruciais. Além disso, é importante adotar hábitos saudáveis, como proteger os olhos contra a exposição excessiva ao sol e manter uma dieta balanceada”, ressalta o oftalmologista José Clóvis Barreto.

“Aqui, consultas e cirurgias oftalmológicas são 100% gratuitas, pois entendemos que doenças oculares muitas vezes silenciosas podem ser irreversíveis”, afirma Almir Ricardo Lopes Alves, diretor do hospital.

O glaucoma, por exemplo, é uma das principais causas de cegueira irreversível e afeta cerca de dois milhões de brasileiros acima de 40 anos. Um exemplo desse número é Augustinho Figueiredo, de 58 anos, que hoje tem apenas 20% da visão total por conta do glaucoma. “Eu sempre busquei cuidado médico para superar as dificuldades, principalmente, a de conseguir reconhecer as pessoas. Hoje auxilio ações, como consultas e cirurgias do Hospital Bom Pastor (HBP), que fica na minha cidade de Guajará-Mirim/Rondônia”, conta Augustinho.

Sobre o Bom Pastor

Pertencente à entidade filantrópica Pró-Saúde, o Hospital Bom Pastor atua como referência em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica para Guajará-Mirim, Nova Mamoré, mais de 60 aldeias indígenas da região Norte do país, além da cidade de Guayaramerin, na Bolívia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde