Novos membros da CIPA tomam posse no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

A Comissão tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Você sabe para o que serve a CIPA e a importância dela para uma unidade hospitalar? Esse é um assunto que talvez você já tenha ouvido falar, mas a sua importância é algo que pouco se discute. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de tornar compatível a realização dos serviços dos profissionais com a promoção da saúde dos trabalhadores.

A Cipa é regulamentada pela norma nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizada pela Portaria SIT nº 247, de 12 de julho de 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). É uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos) e dos empregadores (designados), que atuam na promoção da segurança e saúde de todos os trabalhadores.

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Vitória, os novos membros da Cipa foram empossados no dia 03 de julho. A gestão para 2019/2020, conta com oito titulares e sete suplentes eleitos pelos colaboradores do hospital – além de 15 indicações da Direção da unidade, entre efetivos e membros suplentes. A votação aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio na unidade.

Uma das características da votação no HEUE, foi o foco nas boas práticas sustentáveis que mais uma vez substituiu a cédula de papel pela votação digital, com um programa produzido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) do hospital.

O técnico de segurança do trabalho e presidente da Cipa, Michael Ferreira Sacavem, explicou a importância da Cipa para o hospital. “A Cipa tem um papel importante de educação permanente junto aos profissionais da instituição, cuja função principal é a aplicação das ações educativas favorecendo a saúde e a segurança dos colaboradores da instituição”, afirmou.

Ele disse ainda que a Cipa também traz um resultado muito importante para a produtividade, aumenta a motivação dos profissionais e reduz o índice de acidentes e doenças ocupacionais. Isso resulta para a instituição uma maior produtividade, a diminuição dos custos, a motivação dos profissionais e a redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

Antes da posse, os membros participaram de uma capacitação com carga horária de 20 horas, conforme orienta a Norma Regulamentadora (NR) 05. O treinamento foi conduzido pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio da equipe de Enfermagem do hospital. Entre os temas abordados estão: a legislação que rege a Comissão; o papel da Cipa e dos membros; primeiros socorros; o uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs); e orientação sobre prevenção e combate a incêndio.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde