Novembro Roxo: Regional de Marabá promoverá ações de conscientização sobre a Prematuridade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, inicia nesta quinta-feira (17) Dia Mundial da Prematuridade, a sua programação com ações de prevenção e conscientização alusivas a campanha “Novembro Roxo”, mês que alerta sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, família e sociedade.

Para reforçar a discussão sobre a prematuridade e o parto seguro, a instituição que pertence ao Governo do Pará, irá realizar até o final do mês nos corredores e unidades de internação do hospital, palestras de orientação, exibição de vídeos, e distribuição de material informativo, para usuários, acompanhantes e colaboradores.

Segundo a enfermeira Jessica da Crus Santos, que atua no hospital gerenciada pela Pró-Saúde, uma gestação normal tem a duração de 38 a 42 semanas, quando o parto acontece antes de 37 semanas ele é considerado prematuro, e tem entre as principais causas a hipertensão materna, diabetes gestacional e a pressão alta ou pré-eclâmpsia.

“Podem levar ao parto prematuro também, ausência do pré-natal, fumo, álcool, drogas, estresse, infecções do trato urinário, sangramento vaginal, obesidade, baixo peso e distúrbios de coagulação, e a idade da gestante pode influenciar menores de 17 anos e após os 35, além de outros fatores”, explicou a profissional.

A enfermeira destaca que as ações de conscientização, visam contribuir com a redução de partos prematuros no país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é a 10º nação com mais partos prematuros no mundo, com cerca de 340 mil nascimentos de bebês nessas condições anualmente.

Referência Neonatal

O Regional de Marabá é referência para 22 cidades da região nos cuidados com prematuros, e conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com nove leitos Neonatais, que possui uma equipe assistencial altamente qualificada que atua 24 por dia.

“Possuímos uma equipe com mais de 50 profissionais formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, que monitoram constantemente os prematuros, prestando uma assistência humanizada e segura aos recém-nascidos”, explicou Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP.

Para a pediatra Mara Freitas, que atua na UTI Neonatal do Regional do Sudeste, a prematuridade pode ser prevenida, principalmente com acompanhamento regular da gestação com o pré- natal e realizar todos os exames solicitado pelo médico. Também é importante para uma gravidez saudável, a alimentação adequada, evitar o ganho excessivo de peso, o estresse, e realizar atividade física .

“A prevenção e fundamental para evitarmos os principais problemas ocasionados pela prematuridade que são a imaturidade respiratória, digestiva e metabólica, além das sequelas relacionadas ao desenvolvimento neuropsicomotor”, explicou a profissional.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do governo do Estado que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde