Novembro Lilás é realizado no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Com ações que envolvem a família e recém-nascidos, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realiza o Novembro Lilás que é marcado pelo Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17/11. O objetivo da ação é o de sensibilizar, prevenir e alertar sobre o crescente número de bebês que nascem prematuros em todo o mundo.

Com o intuito de orientar as mulheres, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HMIB planejou uma série de atividades, como rodas de conversa sobre os cuidados com o bebê após a alta hospitalar, oficinas de artesanato, registro de fotos com os bebês vestidos de super-heróis e exposição fotográfica dessas imagens.

É considerado prematuro o bebê nascido antes da 37º semana de gestação e, de acordo com os especialistas, alguns fatores contribuem para esse nascimento precoce, principalmente pela falta de um pré-natal adequado.

A paciente Odineia Barros, 25 anos, foi internada no HMIB após ser diagnosticada com pressão alta, sendo que precisou passar por uma cirurgia cesariana para o nascimento do Ruan. Hoje, ele está internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) para ganhar peso e a mãe acompanha o tratamento dele com exclusividade. “Desde a ida do meu bebê para a UTI, estou acompanhando tudo de perto, sempre fui bem atendida. A gente não estava fazendo nada, apenas ordenhando, quando nos chamaram para participar das oficinas. Isso foi muito bom, porque ficamos distraídas, o tempo passa rápido e ainda fazemos uma lembrança para os nossos filhos”, comemora.

O HMIB acolhe as mães dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na UCI, 24 horas por dia, dando a oportunidade de cuidarem dos bebês diariamente até que tenham alta hospitalar.

A assistente social e presidente do GTH, Marinelza Guimarães, explica sobre o planejamento das oficinas. “O GTH viu a necessidade de envolver as mães com os cuidados do recém-nascido delas. Por conta disso, elas estavam bem ansiosas e preocupadas. Logo, verificou-se a possibilidade de uma programação que pudesse distraí-las no ambiente hospitalar. O objetivo desse trabalho é envolver as mães com os bebês para que não percam o laço afetivo”, esclarece.

“Para a terapia ocupacional, o fazer tem efeito terapêutico. Por isso, proporcionar espaços onde as mães possam expressar suas demandas, favorece a diminuição do estresse psicológico durante a internação e, também, uma mãe apoia a outra que está passando pela mesma situação. Nesse projeto, as mães foram estimuladas a refletir, construir e compartilhar entre si possibilidade de enfrentamento”, afirmou a terapeuta ocupacional do HMIB, que realizou as oficinas, Djeyseanne Vaz.

Exposição fotográfica

As fotos dos recém-nascidos super-heróis estão sendo registradas durante o Novembro Lilás e expostas no ambulatório do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan até o dia 30/11.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde