No Regional do Sudeste do Pará, lactário auxilia na nutrição e recuperação de bebês

A unidade hospitalar produz mensalmente mais de 3,5 mil mamadeiras para alimentação de crianças e bebês prematuros em atendimento

No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, o lactário é um importante aliado na nutrição e recuperação de crianças e bebês prematuros, internados nas clínicas e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Neonatal.

Na unidade pública de saúde que pertence ao Governo do Pará, o espaço é destinado ao preparo e distribuição de fórmulas lácteas infantis, módulos de proteína e fibras, dietas enterais e suplementos, utilizados para a nutrição adequada dos pacientes.

Coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), o local segue rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico, com funcionamento 24 horas por dia. Com uma equipe qualificada, produz mensalmente cerca de 3,5 mil mamadeiras, de 30 a 240 ml cada, que são administradas por via oral e por sonda, para os usuários internados no hospital gerenciado pela Pró-Saúde.

Há 18 dias, Gleicilene Alves Moura, acompanha o filho Alan Ravi Alves Félix, internado na UTI Neonatal. O prematuro chegou na unidade no dia 12/2 pesando 710g. Com os cuidados da equipe assistencial, e atenção especial à nutrição, o pequeno já está pesando quase 2kg.

“Não consegui amamentar meu filho, ele estava muito pequeno e com baixo peso, por isso, se alimentou por meio de sonda com fórmulas infantis disponibilizados pelo lactário”, explica a mãe. “Agradeço muito o empenho de toda equipe assistencial do hospital em cuidar do meu filho, hoje ele está se recuperando bem, e em breve teremos alto se Deus quiser”, complementa.

Marina Milhomem, nutricionista que atua no HRSP, explica que o lactário é fundamental para garantir uma alimentação adequada aos pequenos pacientes, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades físicas ou problemas de saúde.

“Incentivamos o aleitamento materno sempre que possível na unidade, no entanto em alguns casos essa opção não é viável. Algumas crianças necessitam de uma complementação alimentar, que é prescrita pelo médico e acompanhada pelo nutricionista e fonoaudiólogo, garantindo assim que os pacientes recebam a dieta adequada para uma recuperação segura, rápida e eficaz”, destaca Marina.

A nutricionista ainda reforça que nos casos gravíssimos de bebês prematuros, são utilizadas sondas gástricas ou nasogástricas para alimentação, que levam os nutrientes preparados no lactário diretamente ao estômago do paciente.

“Muitos usuários, especialmente os prematuros, nascem abaixo do peso e precisam de um acompanhamento nutricional especial. Esse cuidado é fundamental para garantir o ganho de peso adequado e, consequentemente, a alta hospitalar”, reforça a profissional.

Referência neonatal e pediátrica

O Regional do Sudeste do Pará é o único da região a dispor de UTIs exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI Neonatal, nove de UTI Pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.

Localizado em Marabá, interior paraense, foi inaugurado em outubro de 2006 e, desde então, é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atua como referência para média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica, cirurgia geral.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde