No Regional de Marabá, horta hospitalar contribui para segurança alimentar de pacientes

Desde o início do projeto, mais de 10 mil refeições com itens da horta já foram servidas para colaboradores e pacientes

No Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, uma horta hospitalar sustentável contribui há mais de um ano com a segurança alimentar das refeições servidas aos pacientes e colaboradores. O projeto foi implantado em junho de 2021, pela Comissão de Sustentabilidade do hospital e, desde então, coopera com a qualidade das refeições produzidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

A horta produz uma variedade de verduras e legumes, como cheiro verde, couve, alface, hortelã, pimenta, cebolinha, tomate-cereja, chicória, plantas medicinais entre outras.

Vítima de acidente de trânsito, o motorista de Marabá, Isvá de Jesus Mendonça, 56 anos, internado há 12 dias no hospital, é um dos beneficiados com a alimentação.

“Eu também tenho uma horta em casa com hortaliças bem frescas. Essa iniciativa é muito bonita e posso garantir que a refeição servida é bem saborosa”, afirmou.

O gerente de Apoio do Regional de Marabá, Izailson Alves, explica que a horta da instituição transforma em adubo os resíduos orgânicos descartados, como restos de alimentos do refeitório.

“Cultivamos em terra orgânica, livre de qualquer tipo de agrotóxico, e os resíduos orgânicos das refeições são utilizados para realização da compostagem com o objetivo de enriquecer o solo. É um adubo natural, rico em nutrientes que auxilia no desenvolvimento das hortaliças”, destacou.

O profissional acrescentou que para organização da horta também são reaproveitados objetos descartáveis, como recipientes de plástico. Os itens passam por um criterioso processo de higienização para serem utilizados como “vasos” das hortaliças.

Desde a implantação do projeto, foram servidas mais de 10 mil refeições com ingredientes plantados e colhidos da horta do hospital.

“É um projeto que há mais de um ano vem colhendo bons resultados e contribuindo para o enriquecimento nutricional das preparações culinárias ofertadas aos pacientes em nossa unidade, bem como estimulando a sustentabilidade e preservação do meio ambiente “, ressaltou a nutricionista da Pró-Saúde, com atuação no HRSP, Débora Souza.

Hospital Verde

Por quatro anos consecutivos, de 2018 a 2021, o Regional de Marabá recebeu da organização Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis títulos de menção honrosa por boas práticas sustentáveis, que vêm colaborando para garantir o bem-estar das gerações futuras.

Dentre elas se destaca o projeto “Reuse”, que nos últimos dois anos reaproveitou mais de 1 milhão de litros de água. A coleta é feita das centrais de ar da unidade e a água é utilizada para irrigação de plantas e limpeza do prédio.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios da região.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde