No Julho Amarelo UBS Alto do Ipiranga reforça oferta de testes rápidos

Exames identificam as hepatites B e C, que causam inflamação no fígado

No Julho Amarelo, mês de conscientização sobre prevenção e tratamento das hepatites virais, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, reforça a realização dos testes rápidos para identificar as hepatites B e C.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a estimativa é que 1,7 milhão de brasileiros sejam portadores do vírus da hepatite C e 756 mil do vírus da hepatite B, no entanto, parte desta população não sabe que possui a doença.

Caracterizada pela inflamação do fígado, a doença por vezes é assintomática e de longa evolução, por isso, a importância de realizar o teste de hepatite pelo menos uma vez na vida. Nesta edição do Julho Amarelo, o reforço das ações é voltado para promover, especialmente, o teste de hepatite C nas pessoas com idade entre 40 e 60 anos. A campanha segue até o dia 31 de julho.

Durante este mês, qualquer paciente que buscar atendimento na UBS Alto do Ipiranga, unidade administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, pode realizar o teste de hepatite. O paciente passa por uma consulta com um enfermeiro e uma gota de sangue é o suficiente para identificar tanto o vírus da hepatite B quanto da hepatite C. O resultado sai na hora e, caso identificada a doença, são solicitados exames complementares e o paciente é encaminhado para tratamento na unidade de saúde de referência.

Para a coordenadora da UBS Alto do Ipiranga, a enfermeira Vanessa Arruda, o teste é um método importante para identificar a doença que traz graves consequências aos portadores. “A Unidade já oferece em sua rotina os testes rápidos de hepatite B e C, além de sífilis e HIV. Entre os dias 15 e 31 de julho, estamos reforçando a oferta da testagem, especialmente de hepatite C, que tem cura. Para conscientizar a população sobre a importância de realizar os exames, palestras estão sendo promovidas na sala de espera da unidade”, acrescentou.

As hepatites B e C muitas vezes não apresentam sintomas e podem evoluir para forma crônica e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. A hepatite B ainda não tem cura, porém, tem tratamento e pode ser evitada com vacina. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura. Todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UBS Alto do Ipiranga está localizada na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 700 e  funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde