Dia Mundial da Saúde

No Dia Mundial da Saúde entenda como manter uma rotina de qualidade para o corpo e a mente

As orientações alertam para os cuidados no dia a dia e como se prevenir de doenças

Nesta quarta-feira, 7 de abril, é lembrado o Dia Mundial da Saúde. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, busca conscientizar sobre a importância de manter o corpo e mente saudável, além da necessidade de as pessoas terem melhor acesso aos serviços de saúde.

Neste ano, com a campanha “Construindo um mundo mais justo e saudável”, a organização destaca como as pessoas podem viver de uma forma melhor, além alertar sobre os problemas sociais que atingem a população mundial.

De acordo com Andreza de Oliveira, psicóloga da entidade filantrópica Pró-Saúde, “uma pessoa saudável é aquela que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papeis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade”.

A profissional, com atuação no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, no sudeste paraense, afirma que a pandemia da Covid-19 ressalta a urgente necessidade de fortalecer o autocuidado, visando preservar a saúde coletiva.

“Manter de forma periódica um check-up, de acordo com o perfil e faixa etária de cada um, ainda é a melhor maneira de cuidar da saúde”, comenta.

Andreza ainda destaca que, “por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento de doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz”.

Confira dicas da especialista para mais qualidade de vida:

– Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável;
– Dormir bem e manter uma qualidade de sono para o descanso do corpo e da mente;
– Buscar o autoconhecimento, por meio de psicoterapias, pode deixar a vida mais leve;
– Reservar momentos para o lazer e atividades que gosta de realizar;
– Evitar comportamentos compulsivos, que gerem vícios (álcool, tabagismo e drogas).

Qualidade assistencial reconhecida

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. A unidade está localizada em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

A unidade é reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o HYT possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

O HYT também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O hospital ainda conta com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde