Home » No dia do Fonoaudiólogo, especialista dá 5 dicas para manter a voz saudável

No dia do Fonoaudiólogo, especialista dá 5 dicas para manter a voz saudável

Boa postura corporal ao falar e o consumo de certos alimentos podem ajudar a manter a voz em dia, explica profissional do Hospital Regional do Sudeste do Pará

Nesta quinta-feira. 9 de Dezembro, é lembrado o Dia do Fonoaudiólogo. Para celebrar a data, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, traz cinco dicas da especialista Samara Oliveira, para manter a voz bonita e saudável.

Para a fonoaudióloga, falar sem esforço, articular bem as palavras, manter uma boa postura corporal ao falar, beber goles de água nos intervalos da fala, e comer alguns tipos de alimentos, são cuidados que devemos ter com a saúde vocal regularmente.

“Alimentos como a maçã, que possui substâncias adstringentes, que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, deixando a saliva mais fluida e melhorando a projeção da fala, é uma grande aliada para a voz”, explica.

A especialista também aponta que devemos ficar atento aos sinais de fadiga que a voz apresenta, como rouquidão, incômodo na laringe, voz mais fraca ao final do dia, falhas na voz, cansaço ao falar, dor e ardência.

“Quando surgir algum sintoma de alteração vocal, é importante fica atento, pois pode se tratar de sinais de alguma doença, por isso é fundamental procura um especialista”, ressalta.

Samara também explica que alguns hábitos devem ser evitados para que a sua voz continue saudável, dentre eles o uso do cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas sem moderação, falar em voz alta ou gritar excessivamente, mudanças bruscas de temperaturas, dentre outros.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Confira 5 dicas da especialista para manter a saúde vocal em dia:

1. Beba bastante água:
Ao falar beba água em temperatura ambiente em pequenos goles, isso contribuirá com a hidratação das pregas vocais, mantendo-as com flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir de sete a oito copos por dia.

2. Evite competir com ruídos externos:
Fique atento a esses ruídos e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los. Tente sempre não gritar. Se for possível, opte pelo microfone ao falar em público.

3. Respire corretamente:
Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo ereta, porém relaxada, principalmente a cabeça. Faça exercícios respiratórios ao falar, como ler em voz alta devagar e pausadamente.

4. Tenha hábitos saudáveis:
Manter um sono regular é essencial para saúde, durma pelo menos oito horas diariamente, pratique atividades físicas e use roupas leves com tecidos que absorvam a transpiração. Tudo isso auxilia uma boa produção vocal.

5. Alimentação Balanceada:

Ter uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, verduras e hortaliças ajudam para manter a saúde vocal. Frutas como a maçã, romã e salsão, possuem poder adstringente, que colabora para limpar as cordas vocais, fazendo uma contração dos tecidos e diminuindo as secreções.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde