Hospital Yutaka Takeda

No dia do aniversário, filho faz surpresa para mãe internada no Hospital Yutaka Takeda

A emoção marcou o encontro de Kemuel, que fez aniversário, com a mãe, Maria de Fátima Lima da Cruz internada na unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde. A ação foi organizada pela equipe multidisciplinar do hospital

Mãe de duas crianças, Maria de Fátima Lima da Cruz, de 25 anos, ficou 12 dias internada no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas (PA). A saudade de casa e da família era mais que visível, quando ela se queixou de não poder estar com o filho no dia do aniversário dele, quando completou 5 anos de idade.

Pensando na saúde integral da paciente, a equipe multidisciplinar do hospital, unidade gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, planejou um encontro surpresa para a paciente com os filhos, Kemuel e Kemilly.

Seguindo protocolos de segurança do paciente, uma festa de aniversário foi montada para que mãe e filhos pudessem se reencontrar e comemorar os 5 anos de Kemuel Robson Lima da Cruz. A surpresa aconteceu em um espaço verde do hospital.

“A enfermeira chegou no quarto dizendo que o meu lanche seria servido ao ar livre. Achei estranho e não me animei para ir. Nunca imaginei que seria uma visita com direito a festa para comemorar o aniversário do meu filho”, disse emocionada abraçando os filhos.

Para o pequeno Kemuel, a visita ao hospital foi mais que especial. “O aniversário é meu?”, perguntou quando viu o bolo e balões. Ao ver a mãe, ele correu em sua direção dizendo “Mamãe, você é minha heroína”.

O choro da mãe e dos filhos contagiou a equipe. Após cantar os parabéns, a família teve um momento de interação supervisionada pela equipe multiprofissional do HYT. Maria de Fátima já recebeu alta hospitalar.

Equipe multidisciplinar

Formada por profissionais de diferentes áreas, a equipe multidisciplinar na saúde trabalha em busca de um único objetivo.

Para alcançá-lo, os profissionais se inter-relacionam e promovem um tratamento diferenciado, enxergando o paciente como um todo e proporcionando um atendimento humanizado.

Dessa forma, o quadro clínico é visto de uma forma mais ampla, possibilitando que o cuidado seja verdadeiramente resolutivo.

Atualmente no Hospital Yutaka Takeda, a equipe multidisciplinar é composta por profissionais Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Assistente Social e Biomédico.

A ação foi como uma injeção de ânimo para a recuperação de Maria de Fátima. “Foi um momento especial. Eu estava precisando desse carinho. Agradeço a atitude dessa equipe que está cuidando de mim”, disse a paciente.

Qualidade assistencial

Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda, de pequeno e médio porte, é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Durante a gestão da Pró-Saúde, a unidade conquistou a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada avaliadora do setor no Brasil.

A certificação reconhece que a unidade atinge padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedica aos pacientes, colocando o Yutaka Takeda entre as melhores práticas hospitalares do Brasil.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH)

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde