No Dia da Amazônia, Regional de Marabá realiza ações de educação ambiental

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta segunda-feira (5), palestras e ações educativas que estimularam a sustentabilidade e a preservação do Meio Ambiente, em alusão ao Dia da Amazônia.

A data foi instituída em 2007, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

A unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, orientou pacientes e colaboradores sobre práticas que reduzem os impactos ambientais, como o consumo consciente do papel, energia e água, além do descarte correto dos resíduos produzidos.

Gilberto Alves, que foi até a unidade realizar exames de imagem, destacou que as palestras contribuem para conscientizar toda sociedade sobre a importância de preservar a região Amazônica para as futuras gerações.

“As florestas garantem as chuvas, tem papel importante no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, além de abrigar milhares de espécies de plantas e animais que contribuem para a nossa sobrevivência”, destacou o paciente.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, pontua que, durante a ação, foram distribuídas aos usuários e colaboradores, mudas de árvores de espécies típicas da região, doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri).

“Somos uma unidade hospitalar de referência, localizada em um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade, a Amazônia. Temos o dever de protegê-la e de estimular ações e projetos ambientais que contribuam para sua preservação”, complementou o gestor.

Práticas sustentáveis

Entre os projetos ambientais desenvolvidas no Regional de Marabá, destaca-se o “Reuse”, que nos últimos dois anos, reaproveitou mais de 1 milhão de litros de água, que são coletadas das centrais de ar da unidade e utilizadas para irrigação de plantas e limpeza.

Outro projeto relevante é o “Descartometrô”, que por meio de pontos de coleta na instituição, recolhe remédios vencidos ou não utilizados, que seriam despejados de forma incorreta no meio ambiente, dando assim a destinação adequada.

Nayra Cristina, membro da Comissão de Sustentabilidade, lembra que a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis concedeu de 2018 a 2021, títulos de menção honrosa ao Hospital Regional pelas boas práticas ambientais.

“Desenvolvemos inúmeras ações ambientais. A última novidade é a nossa Horta Sustentável, implantada em 2021, que vêm contribuindo para a qualidade e segurança alimentar das refeições produzidas para pacientes e colaboradores”, contou Nayra.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios da região.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde