Primeiro Bebê de 2021

Nasce primeiro bebê do ano de 2021 no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

O pequeno Ian Kalebe Valera Moraes foi o primeiro bebê de 2021 a nascer no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). Após um parto cesariano, Ian nasceu às 2h11 da manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, pesando 2,660 gramas e com 46 centímetros.

Ian é o terceiro filho da Ariadne Cloquilte Varela, de 31 anos, moradora de Barcarena. Após a alta médica, o bebê poderá conhecer a irmã Andria, de 14 anos, e o irmão André, de 17. Com o esposo Valdo Furtado ao lado, Ariadne descreve a alegria desse momento.

“A gravidez foi uma surpresa. Depois de tanto tempo, surgiu o Ian, e veio de presente para mim no primeiro dia do ano. Estamos muito felizes com a chegada dele. Todos na família estão ansiosos para conhecê-lo, principalmente os irmãos que não veem a hora de pegá-lo no colo”, disse a mãe com o sorriso no rosto.

A dona de casa deu entrada na unidade no dia anterior devido a complicações durante a gravidez. Por ser um parto considerado de risco, Ariadne permaneceu no HMIB para receber todos os cuidados antes do parto.

O Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2018. O hospital é e referência em casos de média e alta complexidades na região do Baixo Tocantins.

Para a médica obstetra Ana Carla Lima, que estava no momento do parto, além do suporte especializado e estrutura adequada, a equipe profissional também atua na humanização do atendimento, promovendo assistência emocional à mãe e todo o cuidado necessário já nos primeiros minutos após a nascimento do bebê.

“Convidamos o pai para participar conosco desse momento desde o início. Devido ao parto de risco, uma equipe estava ao lado para dar toda a assistência e acolhimento. De modo seguro, a mãe pôde ter o bebê no colo nos primeiros minutos após o parto”, destacou a profissional.

A emoção do primeiro bebê de 2021 no HMIB

De acordo com a mãe Ariadne, o momento do parto foi emocionante e com todos no hospital também emocionados pelo nascimento do pequeno Ian durante a madrugada.

“Como passamos o ano aqui no hospital, toda a família estava aguardando-o nascer. Contamos juntos os minutos da virada e, logo depois, os minutos para o nascimento do Ian. A melhor coisa foi ver o rosto dele no primeiro dia do ano”, falou a mãe entusiasmada.

A pediatra Suellen Fernandes destaca que o parto foi um momento emocionante para todos e, para a equipe do HMIB o significado se torna ainda mais especial. “Começamos o ano com um nascimento, o símbolo da vida e do amor. Ian veio ao mundo e com ele a esperança para todos nós, de novos dias, ciclos e recomeços”, comenta.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está localizada a 114 quilômetros da capital Belém.

Em seus dois anos de funcionamento, já realizou mais de 3.000 partos e cerca de 125 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde