Na Pró-Saúde, a representatividade feminina está em todos os cargos

A representatividade feminina está alinhada aos princípios e condutas corporativos da Pró-Saúde. Além do nível institucional, o tema precisa ser colocado em pauta em todos os aspectos da sociedade. Recentemente, o Banco Mundial mostrou que até 2018 a desigualdade de gênero custou US$ 160 trilhões à economia global, em perdas de capital humano.

A Pró-Saúde, em sua estrutura de governança corporativa, confirma o compromisso de inclusão de mulheres nos processos decisórios de forma estratégica e participativa. Isso reflete um dado importante: atualmente, sete a cada dez funcionários da instituição são mulheres. Tais valores são legados deixados diretora Executiva-Geral, dra. Wanessa Portugal, falecida em janeiro de 2019, devido a um câncer.

Durante a sua gestão, dra. Wanessa Portugal buscou, numa abordagem inovadora, incluir a mulher no contexto filantrópico, de forma técnica e especializada, fugindo de padrões assistencialistas. Determinada, exigente e ao mesmo tempo amorosa, a líder promoveu um debate sobre a saúde pública no Brasil e compliance do ponto de vista feminino. O resultado desse trabalho refletiu em prêmios como a inclusão na lista dos “100 Mais Influentes da Saúde”, realizado anualmente pelo Grupo Mídia.

 

Mulheres em foco na rede de atuação da Pró-Saúde

A Pró-Saúde baseia o empoderamento feminino como parte da sua cultura. Essa presença é expressa em toda a rede de atuação da instituição. A profissionalização da saúde e da educação passa pelo entendimento de que múltiplos atores precisam atuar nesse processo, de forma igualitária, inclusive do ponto de vista do gênero.

Além das políticas, princípios e condutas, é disponibilizado aos colaboradores, prestadores de serviço e público em geral ferramentas para esclarecer dúvidas e atender a questionamentos que auxiliem na construção de uma gestão cada vez mais ética, transparente e eficiente.

Seja na Assembleia, no Conselho de Administração, Superintendência, Comitês, Diretoria Executiva e Gerências Corporativas, a liderança feminina tem recebido cada vez mais destaque no modelo de gestão da Pró-Saúde. O impacto se estende em todos os Estados com presença da Pró-Saúde: nos hospitais e projetos gerenciados, as mulheres ocupam 50% dos postos de gestão.

No Corporativo, a Diretoria Jurídica – cargo já liderado pela dra. Wanessa Portugal –, permanece com a liderança da mulher, hoje, conduzida brilhantemente pela dra. Ana Fischer. Sob sua gestão, um exército de advogadas empenhadas no cumprimento da missão institucional da Pró-Saúde.

Recentemente, a Superintendência Executiva de Integridade da Pró-Saúde, conduzida por uma especialista em Compliance, lançou a “Cartilha Sobre Assédio Moral e Sexual”, um guia de boas práticas, com orientações para prevenção de assédio sexual e moral. O trabalho dessas mulheres, como as especialistas em integridade, é decisivo para o entendimento e uniformidade no discurso da entidade sobre igualdade de gênero e deixa claro que nenhuma estrutura hierárquica está ilesa desse processo.

Também na Sede Administrativa, atividades fundamentais para o cumprimento de nossa missão estão a cargo delas, como Enfermagem, Farmácia, Administrativo, Filantropia, Comunicação, Controladoria, Recursos Humanos, Jurídico entre tantas outras.

 

Mulheres na Saúde e Educação 

A atuação de mulheres nos segmentos de saúde e educação é histórica. Essa função era atribuída única e exclusivamente devido a imagem da mulher estar historicamente associada ao cuidado e devoção ao lar e à família. A Pró-Saúde, entendendo a necessidade de mudanças nesse cenário, busca o empoderamento feminino e igualdade de direitos como construção diária.

O Canto da Empreendedora, projeto do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), estimula o empreendedorismo e a autonomia financeira das mães e acompanhantes das crianças e adolescentes em tratamento na unidade. Os resultados alcançados têm fortalecido o projeto que tem como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) e ONU Mulheres, do qual o Oncológico é signatário desde 2017.

Os hospitais desenvolvem ações alinhadas com os valores da entidade, com as políticas e diretrizes institucionais tendo por base as políticas de saúde vigentes no Brasil. A temática que permeia a saúde feminina também é alvo de um trabalho reflexivo, por meio projetos com foco na promoção e prevenção à saúde.

Trabalhando dentro da perspectiva de garantia de direitos, o Hospital Bom Pastor, unidade própria da Pró-Saúde especializada em atendimento à população indígena em Rondônia, implantou o parto humanizado preconizado no Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde, essa ação busca humanizar o atendimento prestado tanto para as gestantes quanto para os neonatos.

Nos Centros de Educação Infantil, localizados na zona Leste da capital paulista, espaços institucionais oferecem atendimento a crianças de zero a três anos de idade, em período integral, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social dessas crianças. Atualmente, 95% dos colaboradores das quatro unidades são mulheres.

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a atuação feminina na sociedade, as unidades educacionais promovem periodicamente eventos, palestras e encontros com temas significativos, fomentando e empoderando as mulheres sobre seus direitos.

 

Voluntariado feminino gera legado no Programa de Voluntariado da Pró-Saúde  

No Brasil, o trabalho voluntário está diretamente ligado aos movimentos religiosos, pioneiros no emprego da doação ao próximo alicerçado em conceitos de filantropia. A prática solidária passa a ser difundida no século XVI, com a fundação das Santas Casas. Em virtude do contexto de impacto social, a atividade passou a ser reconhecida por meio da Lei nº 9.608/1998. Segundo texto, o serviço voluntário só pode ser prestado por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada sem fins lucrativos. Logo além do estado, também compete ao “Terceiro Setor” ou “Sociedade Civil” o recebimento e a gestão de voluntários.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, cerca de 7 milhões de pessoas atuaram como voluntárias. Em todas as regiões, a pesquisa concluiu que o perfil desses voluntários é majoritariamente de mulheres. Apesar de todas as atividades atribuídas socialmente às mulheres, como filhos e cuidados domésticos. Os dados mostram o poder feminino como força motriz para práticas solidárias no país.

A Pró-Saúde, no seu Programa de Voluntariado, busca fomentar a participação ativa de mulheres, entendo-as estrutura fundamental para a causa. Atualmente, a maioria das atividades do Programa são possíveis devido à construção coletiva feminina.

 

Voluntariado Feminino no Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan)

O Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan), entidade filantrópica assessorada pela Pró-Saúde, oferece atendimento psicossocial a pessoas em tratamento contra o câncer e seus familiares.  Ao todo, 90 voluntários unem esforços para realização deste trabalho – a maioria do sexo feminino, sendo 79 mulheres e 16 homens. As voluntárias utilizam de seus conhecimentos técnicos e profissionais durante atuação, além de participarem de eventos e campanhas para captação de recursos.

 

Considerações Finais  

As mulheres atuam de forma decisiva no processo de formação e fortalecimento da consciência de cidadania na sociedade. O trabalho desempenhado tanto pelas colaboradoras em conjunto com as voluntárias, inspira e fomenta projetos de mudanças onde os usuários, dos serviços prestados pela Pró-Saúde, são atendidos de maneira integral.

Duas mulheres são referências para o trabalho na Pró Saúde: Santa Teresa de Calcutá e Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia. Na simplicidade de um trabalho pastoral de acolhida dos mais pobres, excluídos, marginalizados em consonância com a Campanha da Fraternidade 2020 que tem como tema: Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso, e como Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Na comunhão dos santos, no céu, a nossa sempre presente inspiradora, dra. Wanessa Portugal, intercederá por todas as mulheres que trabalham em nossa instituição. Deus abençoe a todas!

 

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Presidente da Pró-Saúde

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde