Ministro da Saúde abre o 4º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico, em Vitória (ES), apoiado pela Pró-Saúde

A abertura do 4º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico, ocorrida na noite de ontem, dia 24, reuniu autoridades, juristas e especialistas em saúde no Itamaraty Hall, em Vitória (ES). Uma das apoiadoras do evento, a Pró-Saúde, esteve representada pelo diretor Administrativo e Financeiro Miguel Paulo Duarte Neto, pela gerente Jurídica Daniela Medeiros, além do diretor do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Paulo Santos, que é administrado pela Pró-Saúde desde 18 de dezembro de 2015, acompanhado pelo diretor de Apoio da unidade, Gerson Macagnan, e pela diretora Administrativa e Financeira, Adriana Morais. Também estiveram presentes à cerimônia de abertura, o diretor Operacional da entidade, Enylo Farias, o gerente de Implantação, Marcelo Bittencourt, o Controller, David Ferreira, o Consultor Médico Corporativo em Segurança do Paciente, Fernando Paragó, e o advogado Christopher Paul Stears.

Presente no Congresso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez um balanço do SUS (Sistema Único de Saúde) e projetou um cenário a partir da realidade atual. Segundo ele, a União dedica, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão em recursos para cumprir decisões judiciais que envolvem, principalmente, o custeio de medicamentos e de tratamentos de alta complexidade para usuário do SUS.

Além do ministro, também participou da abertura Arnaldo Hossepian de Lima Júnior, conselheiro e coordenador do Fórum Nacional da Saúde do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Ele falou sobre como o CNJ pode contribuir para a garantia do direito à saúde aos cidadãos brasileiros.

Ainda durante a abertura do Congresso, João Pedro Gebran Neto, desembargador federal e coordenador Científico do Congresso, reforçou a necessidade de debater, de forma conjunta, soluções para a viabilidade da saúde pública no País diante de um cenário de grave crise econômica.

Já o deputado estadual capixaba, Hércules Silveira, médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, destacou a relevância do evento ao atrair centenas de especialistas de todas as regiões do Brasil.

Na manhã de sexta-feira, dia 26, às 10h20, o diretor de Desenvolvimento da Pró-Saúde, Danilo Oliveira da Silva, apresenta a experiência e o modelo de prestação de serviços realizados pela entidade nas unidades que administra.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde