Membros da CIPA do Hospital Santa Juliana recebem qualificação

Com o objetivo de assegurar melhores condições de segurança no dia a dia de trabalho, o Hospital Santa Juliana (HSJ), em Rio Branco (AC), por meio do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), reuniu, na tarde do dia 11/01, os colaboradores que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O evento ocorreu pela primeira vez esse ano, após a nova composição da CIPA, foi realizado das 14h às 18h, e reuniu 11 funcionários do HSJ que atualmente integram a comissão.

A palestra foi conduzida pelos técnicos em Segurança de Trabalho, Alisson Rodrigues e Uelerson Carlos S. Nobre. Durante o treinamento, foi disponibilizado material de apoio para todos os presentes.
Para o palestrante Uelerson Carlos S. Nobre, o encontro foi uma oportunidade de debater diversas questões ligadas ao tema segurança do trabalho, como Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), como realizar o cadastro e qual a importância da CAT; análises de acidentes, na tentativa de compreender por que determinado acidente ocorreu, se houve, ou não negligência por parte da CIPA, se o tipo de acidente é recorrente, dentre outras abordagens.

Mentalidade

Ainda segundo o técnico Uelerson Nobre, o principal objetivo da capacitação é tornar os membros da CIPA mais críticos. “Nosso intuito é fazer com que o funcionário saia daqui mais esclarecido e com um olhar crítico sobre o assunto abordado. Esperamos, ainda, que eles desenvolvam uma mentalidade prevencionista”, disse o palestrante.
Mateus Bregence, auxiliar de Recursos Humanos (RH), participa da CIPA pela segunda vez consecutiva, esse ano como indicado. Como membro veterano avalia o treinamento de forma positiva e inovadora. Mateus desconhecia os casos em que o funcionário pode realizar a solicitação da CAT. Segundo ele, essa foi uma questão nova trazida pelo treinamento.

SIPAT

O próximo evento que será realizado pelos capacitadores da CIPA é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Mas ainda não há uma data marcada para acontecer. Esse, é sem dúvida, um dos principais acontecimentos promovidos pelos integrantes da CIPA, que reúne além dos próprios membros, os demais profissionais do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde