Melhor hospital público da região Norte fica em Santarém

Em premiação inédita, Hospital Regional do Baixo Amazonas, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008, está entre as 11 melhores unidades públicas de saúde o Brasil

Gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), é o melhor hospital público da região Norte do país e o décimo primeiro do Brasil.

A posição é resultado de um prêmio inédito concedido hoje, dia 8/11, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), em Brasília.

Outras duas unidades do estado integram o ranking, entre elas o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (17ª posição), que foi gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2015, até o último mês de junho.

O prêmio “Melhores Hospitais Públicos do Brasil” foi promovido Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), OPAS/OMS e o Instituto Ética Saúde.

Para chegar ao resultado, os organizadores avaliaram os hospitais em três pilares: qualidade, satisfação e eficiência. Participaram da seleção as instituições com a certificação ONA 3, de Excelência, ou com acreditação internacional plena. O tempo de acreditação também foi considerado.

A iniciativa reconhece instituições hospitalares mantidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que são consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

Localizado no Oeste paraense e pertencente ao Governo do Pará, o HRBA é referência no atendimento de média e alta complexidades para 30 municípios, em especialidades como Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva.

Em 2015, a unidade também foi posicionada entre as dez melhores do Brasil, em ranking nacional divulgado pela revista Exame. No Norte do País, o HRBA foi o primeiro hospital a obter o certificado de excelência assistencial — ONA 3.

No Estado paraense, a Pró-Saúde também coleciona um histórico que promoveu a certificação de outras unidades: Hospital Público Estadual Galileu (ONA3); Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (ONA3); Hospital Regional Público da Transamazônica (ONA3); e Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (ONA2).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde