Horta Orgânica

Materno-Infantil de Barcarena realiza Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Profissionais participaram de treinamentos, dinâmicas e palestras sobre segurança no trabalho, sustentabilidade e saúde mental

Ao longo desta semana, os profissionais do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), participaram da programação da 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada na unidade. A ação aconteceu entre os dias 18 e 22 de outubro, com o tema: Sustentabilidade na promoção da qualidade de vida.

O evento teve como objetivo a conscientização dos colaboradores do hospital, que é referência para gestações de alto risco na região do Baixo Tocantins, quanto aos atos, ferramentas e comportamentos relacionados à segurança física, cognitiva e mental, adequadas ao ambiente profissional, trabalhando também a sustentabilidade na área hospitalar, por meio de boas práticas.

A programação do HMIB, unidade do governo do Estado do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, contou com apresentações, workshops, aulas práticas, gincanas, palestras e rodas de conversa, que envolveram todos os setores do hospital.

“Trabalhamos diversos temas ligados à sustentabilidade, aproveitando a expertise dos nossos profissionais e de outros especialistas convidados, tornando mais abrangente o conhecimento sobre o cuidado ao profissional”, explica Tereza da Silva, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Ainda durante a ação, colaboradores participaram de uma aula prática para montagem de uma horta orgânica. Sementes, talos e raízes foram reaproveitados para o plantio, enquanto especialistas explicaram todo o sistema de cultivo, tipos de adubo e manejo da terra para plantação de hortaliças e legumes.

“A ideia é fazer um plantio limpo, sem uso de adubos químicos e agrotóxicos, com respeito ao meio ambiente, preservação de recursos naturais e aproveitamento integral de raízes e sementes, como cheiro-verde, alface, tomate, entre outros. Esperamos, em breve, colher esses produtos e utilizá-los nas refeições dos colaboradores”, afirma Elane Silva, técnica em nutrição.

Outro tema abordado foi a gestão de resíduos no ambiente hospitalar. “Com um foco em práticas sustentáveis, o hospital atua com uma série de ações que envolvem todos os tipos de resíduos – químico, orgânico ou comum – , e que vai desde a coleta, transporte e transbordo, até o tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequadas desses rejeitos”, explica Sandra Barbosa, líder de Serviço de Higiene e Limpeza.

A semana abordou ainda, temas relacionados à saúde mental, com um grupo terapêutico e de escuta aos profissionais. Além disso, contou com palestras sobre ergonomia, exercícios e orientações que auxiliam no combate a dores, problemas musculares e lesões por esforços repetitivos (LER); sugestões para produtividade e bem-estar; momentos de alongamento; e dicas de nutrição.

“Com as atividades motivacionais e destacando a importância das práticas sustentáveis, queremos estimular nos colaboradores uma atitude consciente, onde todos podem aprender e tornar o ambiente de trabalho mais seguro e sustentável” ressaltou Neide Elmescany, supervisora de Núcleo de Gestão de Pessoas.

No encerramento, os colaboradores participaram de um momento de lazer e relaxamento, com a prática de ginástica laboral, meditação e sorteio de brindes.

Desde a inauguração, em 2018, até setembro deste ano, o HMIB já realizou mais de 165 mil atendimentos. A unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).

No último mês de agosto, o HMIB se tornou o primeiro hospital da Região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde