Materno-infantil de Barcarena realiza primeiro parto na água

A unidade, localizada no interior paraense, é referência para gestantes de alto risco de 11 municípios do Baixo Tocantins

Na manhã desta sexta-feira (20), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), realizou o primeiro parto humanizado na água. A unidade, localizada no interior paraense, é referência para gestantes de alto risco de 11 municípios do Baixo Tocantins.

Derlynne Cristina Gurjão, de 23 anos, buscou atendimento na unidade já em trabalho de parto ativo, com 38 semanas de gestação. “Apresentamos as salas de pré-parto, parto e pós-parto, e toda a estrutura disponível. A paciente foi orientada a elaborar seu plano de parto – documento com as diretrizes básicas do que deseja ter ou fazer durante o trabalho de parto –, onde registrou a preferência para a realização na água, um dos métodos de parto humanizado disponíveis na unidade”, conta Patrícia Muniz, enfermeira Obstetra responsável pelo acolhimento do caso.

Às 8h15, o pequeno Kalebe nasceu, com 48 cm e 2.655kg. “Foi um momento incrível. A equipe me passou muita segurança e foi mais confortável na banheira, onde o pai do bebê pode participar. Com certeza esse momento vai ficar marcado para sempre nas nossas vidas”, declara Derlynne após o nascimento do seu primeiro filho.

“Já conhecíamos essa opção de parto na água e ficamos felizes ao ver que aqui tinha essa possibilidade. Foi extraordinário poder participar de forma mais ativa do parto, estando junto com ela dentro da banheira”, complementa Carlos Damasceno, pai do bebê.

O parto na água consiste em um método de nascimento do bebê com a mãe imersa em água, podendo ocorrer em uma banheira ou piscina. Com o controle da temperatura da água e iluminação no ambiente, proporciona mais conforto e relaxamento para a gestante durante o trabalho de parto.

“A hidroterapia ameniza alguns efeitos negativos, como ansiedade, e a água morna atua como um método não farmacológico de alívio da dor, melhorando a irrigação sanguínea e promovendo um relaxamento muscular, que alivia as contrações”, explica Geovany Magalhães, coordenador do setor de Obstetrícia.

O método também traz benefícios para o bebê, que encontra ao nascer um ambiente parecido com o do útero. “Temos protocolos específicos para a realização do parto na água e toda a equipe está plenamente capacitada, a fim de proporcionar um momento especial e seguro para as pacientes e seus bebês”, complementa o profissional. Para realização do procedimento é necessário o cumprimento de alguns critérios clínicos, como gestação de baixo risco e “a termo” – quando o parto é realizado no tempo certo.

“A nossa missão no hospital Materno-Infantil é de contribuir com experiências positivas através do cuidado prestado. Este protocolo foi planejado com muito cuidado e empenho de toda a equipe envolvida. É um momento especial para o nosso time que atua para levar atendimento de excelência à população do Baixo Tocantins” destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

Fundada em 2018, a maternidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, já realizou mais de 5,3 mil partos, e é único serviço da região com o selo Hospital Amigo da Criança. A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde